AINVIC NA DEFESA DO SETOR INDUSTRIAL CONQUISTENSE

Por: Antônio A. Cabral – Presidente Ainvic

Celebrar o dia da indústria no nosso País, que tantos desafios impõe aos empreendedores, é antes de mais nada reconhecer, aplaudir e homenagear cada um dos investidores desse setor, que no dia a dia superam adversidades e são determinantes para a geração de emprego e renda no nosso país.

Desde o ano de 1958, o dia 25 de maio é o dia da indústria no Brasil. Essa data foi estabelecida por decreto pelo ex-presidente Juscelino Kubistchek em uma justa homenagem ao industrial Roberto Simonsen: um dos maiores empreendedores da  indústria nacional que atuou fortemente no fomento e desenvolvimento da indústria brasileira. Através da sua visão empreendedora e forte atuação em prol da indústria nacional deixou como legado o ensinamento de que o fomento ao setor e a persistência dos seus empreendedores são fundamentais para a economia nacional.

Assim, os industriais brasileiros vêm escrevendo essa história. Em alguns momentos motivados para investir em função da estabilização econômica; em outros limitados por incertezas econômicas, políticas, tributárias, jurídicas dentre tantas outras. Uma verdadeira gangorra de incertezas que somente aqueles que vivem para a sua indústria sabem os seus efeitos. Mas, ainda de todas essas variáveis, a indústria nacional se faz forte, persiste, cresce e contribui significativamente para a movimentação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, geração de emprego, renda e no desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Em Vitória da Conquista essa realidade não é diferente. Vivemos hoje uma indústria pujante que é determinante para desempenho do PIB local, na geração de emprego e renda. Somos o setor de maior potencialidade a médio longo prazo para o fomento do desenvolvimento local e regional em função dos novos modelos de produção e distribuição.

Somos também referência no setor industrial e devemos toda gratidão aos pioneiros que outrora, de forma visionária, empreenderam na cidade. Enfrentaram as mais diferentes adversidades, mas persistiram por eles mesmos e praticamente sem apoio de Governos foram os responsáveis diretos pela criação do setor industrial conquistense.

Rememoramos, por exemplo, o saudoso Doutor José Marinho de Andrade, fundador da TEIÚ, uma empresa em atividade há mais de sessenta anos que se tornou no mercado brasileiro uma das maiores do seu seguimento. Sem dúvidas, uma referência de empreendedorismo industrial e que de alguma forma também contribuiu para o surgimento de tantas outras indústrias locais que se tornaram referência no cenário nacional.

Os frutos da atividade industrial conquistense, talvez muitos não saibam ou percebam, estão na educação, na arte, na cultura, na capacitação técnica, no desenvolvimento de talentos, na inovação, na tecnologia, na saúde, na responsabilidade social, nas conexões internacionais e na vida de todos. Por tudo isso, continuamos seguindo os ensinamentos dos nossos precursores e nos mantemos fortes na defesa da atividade industrial na nossa cidade e região. Seguimos unidos na luta pela duplicação da Rio-Bahia que é imprescindível para escoamento da produção industrial, na melhoria e modernização do Distrito Industrial dos Imborés, na defesa dos novos zoneamentos industriais da nossa cidade e em tudo que for necessário para acabar com gargalos históricos que limitam o crescimento da atividade industrial na cidade e região.

Por fim, neste Dia da Indústria, além de saudar a todos industriais e seus colaboradores, convido os consumidores da cidade e região para consumirem os produtos da nossa indústria. Fazendo assim contribuirão também para aquecer a economia local, regional e no aumento da geração de mais emprego e renda. Juntos seremos mais fortes!



Artigos, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)