Conquista: Prefeitura e SIMgular realizam 1º Campeonato de Robótica da Rede Municipal

Após criarem, programarem e darem vida aos seus próprios robôs, estudantes da Escola Municipal Bem Querer apresentaram suas obras no 1º Campeonato de Robótica da Rede Municipal de Ensino. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com a instituição SIMgular, e foi realizado na tarde desta quinta-feira (9), na quadra da Uesb.

O trabalho começou em agosto do ano passado, quando alunos dos 8º e 9º ingressaram nas oficinas da SIMgular, uma associação de empresários sem fins lucrativos que apoiam a tecnologia, arte e ciência. Ao longo das aulas de programação, designer e filosofia, os jovens desenvolveram os robôs de forma autônoma. Nesta tarde, 12 alunos, distribuídos em quatro equipes, apresentaram o resultado do seu trabalho.

Um dos quesitos avaliados pela comissão julgadora foi a programação dos robôs. Nessa categoria, os três alunos premiados com o primeiro lugar ganharam, cada um, um computador de última geração, doados pelos parceiros da SIMgular. Os robôs também foram classificados conforme o designer, que considerou a estética e a robustez dos equipamentos. E além disso, os alunos foram avaliados quanto ao desempenho do trabalho em equipe.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, esse é o primeiro passo para disseminar o estímulo à robótica em toda a rede de ensino. “Quando assumimos a pasta, fizemos o credenciamento junto ao FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], solicitando a liberação de recursos para aquisição de laboratórios de robótica, e ainda estamos aguardando a liberação de recursos. Enquanto isso, estamos fazendo parcerias com diversas instituições, entre elas, a SIMgular, e hoje o resultado está aí posto, uma competição em nível escolar que vai demonstrar o potencial de nossos alunos”, disse.

A assessora especial do Gabinete Civil, Cléa Malta, representou a prefeita Sheila Lemos no evento. “Essa parceria reforça o compromisso do Governo para Pessoas com a educação de qualidade, para fugir ou mudar os padrões de uma educação formal elitizada, e trazê-la também para o público. E assim ressignificar a vida dessas crianças, que terão, a partir desse projeto, dessa parceria com a SIMgular, acesso a essas novas tecnologias; e quem sabe sairão das nossas escolas públicas, crianças que vão contribuir com novas tecnologias também”, destacou.

Para a presidente da SIMgular, Rosa Aurich, o trabalho com a robótica também oportuniza aos estudantes o desenvolvimento do senso crítico e da liberdade de expressão. “Trazendo, através das oficinas, esse olhar sobre o mundo que a gente vive hoje, um mundo tão tecnológico e inclusive adoecido nesse processo. A gente pode oportunizar para os jovens uma reflexão para além do uso técnico das coisas, em que eles possam, nesse universo, desenvolver os seus saberes e seus conhecimentos de forma livre e com senso crítico”, explicou.

A estudante do 9º ano da Escola Municipal do Bem Querer, Ana Clara Lopes, falou sobre a expectativa de poder continuar os estudos na área. “Foi uma experiência única, muito importante, a gente aprendeu muita coisa”, contou.

A colega Gabriele de Jesus Brito compartilha da mesma opinião. “Foi maravilhoso, esses oito meses que a gente tá em robótica foram muito bons, de muito aprendizado. É bom saber que a gente pode ter oportunidades no futuro. Ano que vem, no ensino médio, estou querendo entrar em informática para dar continuidade a isso”, disse. Fonte: Secom – PMVC



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)