A gente sabe que a situação da epidemia de dengue ainda é grave em Vitória da Conquista, aliás, não somente no município, como em todo o Estado e boa parte do Brasil. Para ter uma noção mais clara da situação, de janeiro até agora são quase 9.800 casos confirmados de dengue e 10 mortes provocadas pela doença, somente em Vitória da Conquista, é o que revelou o Boletim Epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
E esse reflexo é sentido nos postos de saúde e hospitais públicos de toda a cidade. Mas o cenário de gravidade vai além, até mesmo as clínicas e hospitais particulares têm percebido o grande aumento nos atendimentos e internações, e admitem um quadro de lotação com 100% de leitos e UTI ocupados, e mais da metade desses pacientes estão com arboviroses.
Em alguns hospitais o número de atendimentos diários mais que dobrou, saindo de uma média de 55 atendimentos, para cerca de 150 atendimentos. De acordo com o último boletim de arboviroses da SMS, 72 pessoas notificadas para dengue estão em internamento hospitalar para tratamento. Os dados gerais foram retirados de uma reportagem exibida pela TV Sudoeste.