Opinião: A saída de Dilma e o futuro do país

Por Ivan Cordeiro

12571000_1065872680129494_246757557_n

A saída da presidente Dilma estava sendo aguardada, com muita expectativa, pela maioria da sociedade brasileira que apoia o impeachment. O legado do governo petista levou o país a um quadro de recessão com mais de 10 milhões de brasileiros desempregados. A política econômica do PT atrelada a um populismo irresponsável gerou uma das maiores crises na história recente do país.

A chegada de Michel Temer na presidência aponta para uma melhora futura. Brasileiros e brasileiras aguardam agora a volta do crescimento econômico e um maior cuidado na condução das contas públicas. Contudo, não se pode esperar um milagre. É preciso ter paciência para o país sair da crise, todavia, não podemos perder a esperança de um novo tempo.

É urgente uma reforma administrativa, o PT teve tempo demais para fazer as mudanças necessárias e não foi eficiente. O PT inchou demais o Estado com o aumento de ministérios e cargos comissionados, agora é necessário reduzir o tamanho da máquina pública. Austeridade é a palavra certa para o momento. Significa um maior rigor no controle de gastos. Não há outro remédio para a recessão atual.

Por fim, não se pode negar que as manifestações populares foram fundamentais para o afastamento da presidente Dilma. A participação popular fortalece a democracia no país. Vale lembrar o que disse ex-presidente Lula na ocasião do impeachment de Collor: “o povo brasileiro deu a demonstração de que é possível o mesmo povo que elege um político destituir esse político, eu peço a Deus que nunca mais o povo brasileiro esqueça essa lição”.



Artigos, Bahia, Brasil, Destaques, Política

Comentário(s)