Conquista: Com campanha nacional, Banco de Leite do Esaú Matos convoca mães a doarem

geraldo azevedo

DSC_01621

Nem sempre as mães têm a felicidade de amamentar seu bebê. No Hospital Municipal Esaú Matos, por exemplo, são muitos os casos de crianças prematuras ou com baixo peso internadas. Quando isso ocorre é necessário alimentar os recém-nascidos com leite doado por outras lactantes. Sendo assim, é imprescindível que os estoques estejam sempre cheios.

O Banco de Leite Humano do Esaú Matos tem orgulho de estar, pelo quarto ano seguido, em primeiro lugar na Bahia em captação e distribuição de leite humano, graças às 843 doadoras do serviço. Em todo estado, são seis Bancos de Leite funcionando e estão situados em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista – Banco de Leite do Esaú Matos – e em Itabuna.

Em 2014, foram coletados 1.114,650 litros de leite. Desses, após a pasteurização, 928 litros foram distribuídos e beneficiaram 539 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Esaú Matos.

A expectativa é que esses números melhorem ainda mais. Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano de Vitória da Conquista, Adriana Vasconcelos, de janeiro deste ano até agora, foram coletados mais de 390 litros de leite, doados por aproximadamente 300 mães. E parte do leite conseguido foi direcionada a mais de 200 bebês.

Apesar dos números, seriam necessárias mais doadoras para atender a grande demanda da região. A necessidade também ocorre em todo o país, por isso o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional de doação de leite. A meta é ampliar em 15% as doações, para distribuição prioritária do produto a bebês prematuros de baixo peso internados nas unidades de saúde. O tema deste ano é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”.

A dona de casa Joelma Soares, por exemplo, começou a doar há cerca de 15 dias, antes da campanha e atendendo a um chamado de uma amiga. Ela tem um bebezinho de apenas 20 dias, o Eliaquim, e produz bastante leite, tanto que o seu bebezinho não dá conta. Ela, então, foi ao Banco de Leite Humano do Esaú Matos para ajudar outras crianças. “É um ato de amor, né?! O sentimento é esse, de amor, saber que a sua doação pode salvar uma vida de um bebezinho”, afirma Joelma.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)