Conquista: A pequena Maria Clara luta pela vida

A bebezinha Maria Clara completou apenas três meses de vida e já trava uma verdadeira batalha pela vida. Ela nasceu no município de Poções e com poucos dias de vida teve que ser transferida para o Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista.

É que Maria Clara nasceu com um sério problema respiratório, conhecido como estreitamento periforme. Com isso ela tem muitas dificuldades para respirar pelo nariz, praticamente respira pela boca. E com isso só consegue se alimentar por meio de sonda. Ela tem recebido acompanhamento médico no Esaú Matos, mas precisa ser transferida para outra cidade. Somente uma cirurgia vai fazer com que ela possa ir para casa com a mamãe. Sem isso, a neném tem que permanecer internada no hospital.

Em Vitória da Conquista não é possível fazer essa cirurgia. Ela já está na fila da regulação há mais de dois meses, desde quando recebeu o diagnóstico. Mas até agora a Secretaria Estadual de Saúde não providenciou a vaga.

O caso foi mostrado em reportagem exibida pela TV Sudoeste. Em nota a Sesab disse que está em busca de uma vaga que atenda ao perfil da paciente, mas que essa vaga só surge em duas situações: no caso de alta médica ou de óbito, e que por isso não é possível estabelecer uma data exata de quando terá a vaga.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)