A Polícia Federal chegou e a casa caiu!

Treze pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (13), em uma operação contra o tráfico internacional de drogas. O grupo criminoso agia em portos do Brasil e do exterior. Na Bahia, as prisões preventivas foram cumpridas entre Salvador, Simões Filhoe Camaçari, cidades da região metropolitana.

Outros mandados de prisão e também de busca e apreensão são cumpridos na operação, batizada de “Maritimum”. Além da Bahia, ordens judiciais também são executadas no Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso atuava nos portos das regiões Nordeste e Sudeste, tendo como bases principais os Salvador, Natal (RN) e a Baixada Santista (SP), de onde enviava cocaína para a Europa. Além do tráfico de drogas, o investigados também o lavavam dinheiro do crime.

As investigações começaram no final de 2021, quando foi identificada uma empresa de logística que tem base em Simões Filho. Essa empresa era responsável pelo transporte e armazenamento de cocaína, que vinham da fronteira do Brasil. A droga era colocada em meio a cargas de frutas, se seguiam com destino aos portos da Europa.

A PF detalhou que várias apreensões foram feitas nos portos de Salvador, Santos, Natal, Fortaleza (CE) e Barcarena (PA). Outras interceptações de cargas também foram feitas em alguns países europeus, como Bélgica, França e Países Baixos.

No total, 8 toneladas de cocaína apreendidas durante a investigação. Durante as apuração, a polícia também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil  eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.



Bahia, Brasil, Polícia

Comentário(s)