Opinião: O novo ano chegou!

Por *Vilmar Rocha

Vilmar Rocha é colaborador do Blog do Rodrigo Ferraz
Vilmar Rocha é colaborador do Blog do Rodrigo Ferraz

Depois de mais uma virada de ano, da ressaca, da troca de presentes no Natal e do pulo das sete ondinhas estamos agora vivenciando o novo ano. Muitos acreditam que se inicia um novo ciclo e com isso uma nova vida, o que pode incluir um novo trabalho, o ingresso na faculdade e até o casamento.

Alguns ainda esperam resultados que estão por vir para se projetar em 2016, enfim, com o novo dígito que compõe o milhar, há sim, nova etapa. Há também aqueles e aquelas que renovaram os seus votos de amor e outros que ainda estão na saga de procurar (e encontrar) um novo amor.

É fato que, segundo analistas, amargaremos um ano difícil por conta da crise, aliás, não se falou em outra coisa em 2015, senão a tão incômoda crise. Vimos os preços subirem e o poder de compra do nosso dinheiro diminuir. Temos, então que nos preparar para pagarmos as contas do final do ano passado agora no presente. Sim, dívida velha no ano novo! Sem contar as tragédias ambientais e os atentados terroristas. (Chega! Dedico poucas linhas às coisas ruins).

Bom, segundo o horóscopo chinês, 2015 foi o ano da cabra, o que significa muita cautela e uma caminhada de muita atenção. Já 2016, será regido – e eu digo ‘será’ porque o ano novo chinês só começa em 11 de fevereiro – pelo macaco, o que traz o favorecimento do contato social, o otimismo, o alto astral e a necessidade de irmos muito rápido e sempre em frente, o que pode gerar impaciência. Lembro que esse será um desafio: saber lidar com impaciência.

Ainda sobre a virada, é fato que passamos com aqueles que amamos, ou pelo menos, deveria ser assim. Muita comemoração em grupos que são compostos por pessoas que fazem a diferença na nossa vida. Ainda assim, talvez não tenhamos passado com todos aqueles que gostaríamos de estar, ou a ausência se fez por algum motivo que a vida não trata muito bem de nos explicar. O importante é que passamos!

O fato é que independente da crise se perdurar, de termos as contas para pagar e os desafios para vencer, sejamos positivos. A positividade faz com que a gente se sinta melhor, além de emanar fluídos que contagiam os nossos pares e aqueles que querem e precisam estar ao nosso lado.

Feliz 2016!

*Vilmar é Administrador e Especialista em Gestão Empresarial. Trabalha na gestão de contratos e já desenvolveu projetos socioambientais. Licenciado em Letras pela Uneb, possui diversas experiências em sala de aula no ensino da Língua Portuguesa como idioma vernáculo e do Inglês como língua adicional. É pós-graduando em Ensino de Línguas Mediado Por Computador pela UFMG e Aluno Especial do Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Uesb.



Artigos, Vitória da Conquista

Comentário(s)


3 responses to “Opinião: O novo ano chegou!

  1. Parabens meu amigo, belas e poeticas palavras! Aproveito para deixar minha admiração por você. E um privilégio poder ter você em meu circulo!

  2. Parabéns amigo! Mais uma excelente matéria que nos serve de reflexão!! Gostei muito do texto e que começamos este ano colocando em prática o que disse no seu último parágrafo:

    “O fato é que independente da crise se perdurar, de termos as contas para pagar e os desafios para vencer, sejamos positivos. A positividade faz com que a gente se sinta melhor, além de emanar fluídos que contagiam os nossos pares e aqueles que querem e precisam estar ao nosso lado”
    Um beijo e espero a próxima!! 🙂

Comentários fechados