Conquista: Audiência Pública debate futuro da Bacia do Catolé

´tex encomendas

Foto: Alaine Marques
Foto: Alaine Marques

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, nessa quinta-feira (15), uma audiência para discutir a preservação de toda a Bacia do Rio Catolé.

O vereador Ademir Abreu, membro dessa comissão, convidou o deputado estadual Zé Raimundo para fazer parte da mesa, tendo em vista seu conhecimento e o trabalho realizado em prol do meio ambiente, quando prefeito de Vitória da Conquista e agora, na Assembleia.

Além de Zé Raimundo e do vereador Ademir, participaram da audiência a Doutoranda pela UFBA, Juliana Oliveira, representando o Ministério Público; Evanildo Pereira Lima, da Embasa; Fabiano Ferraz, do Inema; o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Teles; e outros vereadores da Casa, que fizeram importantes intervenções.

A audiência buscou reafirmar a necessidade da criação de um Comitê intermunicipal para estudo e preservação da Bacia do Catolé, com representações de Barra do Choça, Caatiba, Planalto, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé e Nova Canaã. Esses representantes já fizeram reuniões técnicas, elaboraram um plano de atuação, elegeram uma diretoria provisória e estão com agenda marcada com o secretário estadual do Meio Ambiente para o próximo dia 5/11, em Vitória da Conquista.

O representante da Embasa, Evanildo, mostrou todo o trabalho que é feito para preservação das áreas próximas aos reservatórios artificiais de água, conforme legislação em vigor, assim como o valor investido.

Zé Raimundo apresentou dois documentos elaborados em sua administração, a partir do edital Agenda 21, ‘Caminhos do Futuro: cenários para o desenvolvimento sustentável’ e ‘A Conquista do Futuro’, com participação da sociedade civil. “As leis existem. O que precisamos é dar efetividade à legislação. Acredito que deva haver comitês de cada afluente do Rio Pardo. O importante é organizar. Se não houver organização, não é possível captar recursos”, lembrou Zé.

O deputado ainda deixou seu depoimento, com as ações que está implementando em casa para preservação da água. “Para além da norma, tem que haver atitude. Se não mudarmos o comportamento, não há lei que faça acontecer”, finalizou.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Conquista: Audiência Pública debate futuro da Bacia do Catolé

  1. Na rua Juca Barros,Jardim Candeias o morador da casa n° 155 lava a sua casa,calçada e um pedaço da rua TODOS OS DIAS,MAS TODOS OS DIAS MESMO, logo cedo entre 5;50 e 6:20 hs,e a moradora do nº 260 lava dia sim dia não,e o que é pior o morador do nº 155 não gosta de ser advertido,é brabo e valente…….

Comentários fechados