Conquista: Abertura da 3ª Conferência Interterritorial da Juventude reúne jovens de 70 municípios baianos

casba

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, além de pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Esses são os objetivos da 3ª Conferência Nacional da Juventude.

Buscando preparar a juventude para esse evento que reunirá representantes dos jovens de todo o país, acontece em Vitória da Conquista a 3ª Conferência Interterritorial da Juventude. A abertura do encontro, realizada na tarde desta quinta-feira, 1º, contou com a participação de cerca de 250 delegados, representando 70 municípios de quatro territórios: Médio Rio de Contas, Vitória da Conquista , Vale do Jiquiriçá e Sertão produtivo. Na oportunidade, os presentes prestigiaram a palestra “As várias formas de mudar a Bahia e o Brasil, ministrada pela Anhamona de Brito, representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. Em sua fala aos presentes, a secretária-executiva do Conselho Nacional de Juventude, Tâmara Tarso, lembrou que as conferências são espaços para conferir as políticas públicas para a juventude. “Este também é o momento de apontar propostas para o próximo período, entre elas, a construção do Plano Nacional da Juventude”, completou.

O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Vitória da Conquista, Rudival Maturano, que representou o prefeito Guilherme Menezes no evento, destacou algumas ações realizadas no município para atender, principalmente, ao público jovem, entre elas a reestruturação do Conselho Municipal da Juventude e a implantação da Estação Juventude. Sobre a Conferência Interterritorial o coordenador ressaltou: “aproveitemos esse espaço de debate para refletirmos sobre o nosso atual projeto e pensarmos numa agenda positiva e afirmativa para que possamos avançar ainda mais”.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Agnaldo Almeida, ressaltou que nas conferências devem ser levadas em conta propostas que atendam, principalmente, a juventude que se encontra nos municípios menos desenvolvidos e com menores oportunidades. A programação segue até esta sexta-feira, 2, com discussões nos grupos de trabalho, aprovação das propostas e eleições de delegados para a Conferência Nacional. As atividades acontecem no campus da Universidade Federal da Bahia.

Ainda participaram da abertura do evento o deputado estadual José Raimundo Fontes, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil.



Bahia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)