Estudante conquistense cria o primeiro sistema de aluguel de pastos do mundo

colegio opcao

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A tecnologia sempre esteve a serviço da solução de inúmeros problemas das cidades, mas o campo também necessita do recurso para diminuir as dificuldades próprias do cenário. O conquistense Matheus Ladeia, 22 anos, resolveu levar tecnologia para o ambiente rural, por meio da plataforma Pastar, o primeiro sistema de aluguel de pastos do mundo, que promete facilitar a vida dos produtores que sofrem com a estiagem.

A ideia surgiu depois que seu pai teve um grande prejuízo, chegando a perder quase a totalidade do rebanho. Diante disso, resolveu criar uma solução que pudesse ajudar sua família e outras pessoas. Por meio da plataforma, produtores rurais podem alugar pastos para outros produtores que estejam sofrendo com a seca, evitando danos com a perda do gado. Ela também permite a comercialização de bovinos, ovinos, caprinos e equinos.

A Pastar já nasceu campeã do Startup Weekend de 2013, competição realizada pela Universidade Salvador (Unifacs), onde Matheus é estudante de Engenharia Mecânica. Apesar de recente, a plataforma foi diversas vezes premiada em eventos de empreendedorismo jovem, no entanto, ?nosso maior troféu é a seleção para o Startup Brasil, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação?, conta ele.

Necessidade real

Para Thomas Buck, superintendente de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e organizador do Startup Weekend, o que mais chamou a atenção foi que o jovem está tentando resolver uma necessidade do mundo real. Segundo dados da Organização Mundial de Meteorologia, os prejuízos da seca, sobretudo no Nordeste, fizeram o Brasil entrar no mapa mundial de eventos climáticos extremos de 2013.

Hoje a plataforma permite encontrar ofertas do Brasil inteiro, possui um Whatsapp corporativo para negociações e já funciona no mobile. Mas, para o jovem, ainda existem muitas dificuldades do próprio ecossistema baiano em relação ao empreendedorismo, além da batalha em torná-la um canal consolidado. Entusiasta, Matheus diz: ?Não tenho que reclamar da situação, e sim mudá-la?



Bahia, Brasil, Educação, Internacional, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Estudante conquistense cria o primeiro sistema de aluguel de pastos do mundo

Comentários fechados