Herói Canarinho aos 80 Anos

atlanta

Por Marcísio Bahia

CANARINHO

Entre comigo na história de um homem que dispensa comentários, com heroísmo, comendas, felicitações, cartas elogiando sua capacidade e integridade. Se o tratarmos como Adalberto Peixoto do Couto, pouquíssimas pessoas irão saber, mas se falarmos do grande herói da Polícia Rodoviária Federal, o patrulheiro, com honras, Canarinho, aí a coisa muda, pois a cidade o reconhece como o homem mais correto e rigoroso (com amabilidade) que serviu na PRF local.

Filho de Ubaíra, e Cidadão Conquistense, viveu uma trajetória de superação e chegou a um nível muito alto nos lugares que passou, contudo sua determinação em cima de uma Harley Davidson, dominava o trecho Rio-Bahia no perímetro urbano e se lançava em salvamentos, onde assumiu o posto de herói.

Quem está acostumado a ler minhas crônicas ácidas, pode pensar que fiquei muito elogiador ultimamente, porém a descoberta de um homem ilibado a esse nível (conhecendo-o mais profundamente numa longa entrevista à porta da minha produtora “Celeiro de Arte”; e depois das provas documentais que tive sobre ele) afirma que estamos diante de um daqueles inesquecíveis desta Cidade. Arrisco a minha reputação de cronista nessa afirmação, pois parece que estou com a Lanterna de Diógenes à mão, enxergando o que dedico minha vida toda a procurar no Ser Humano. Ele reuniu com sua trajetória de vida, um exemplo a ser seguido, por todo mundo.

Segurança do Papa João Paulo II e Segurança Institucional de Presidente da República (visita João Goulart, em cerimônia oficial de inauguração da BR 116, respondendo também pela segurança de Magalhães Pinto, governador de Minas Gerais, e Lomanto Júnior, da Bahia.). O seu título de heroísmo dado pela população, colegas e superiores, é devido ao risco de vida que correu no salvamento do acidente de passageiros presos dentro do ônibus que caiu em uma Lagoa às margens da Rodovia Federal, nas proximidades de nossa Cidade.

Aposentado desde 1993, mesmo assim mantém-se presente nos Cursos de Aperfeiçoamento, ainda trazendo para nossa cidade um título esportivo de tiro. Um homem na casa dos 80 Anos e mantendo uma vitalidade, uma generosidade e uma determinação, que somados são raros no comportamento humano atual.

 



Artigos, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Herói Canarinho aos 80 Anos

Comentários fechados