Dengue em Conquista: Números são preocupantes

mundo vet

terreno-dengue-guarulhos

O Ministério da Saúde divulgou um relatório sobre a dengue no país. Segundo os dados, mais de 745 mil casos de dengue já foram registrados no Brasil desde o início de 2015 até o dia 18 de abril, um aumento de 234,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 223,2 mil notificações da doença.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, ocorreram 229 mortes causadas pela doença nas primeiras semanas de 2015 – um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 158 mortes.

Em Vitória da Conquista, a situação também é preocupante. Até o dia 27 de abril, foram noticiados 129 casos suspeitos para a dengue. Destes, 85 foram positivos, 38 negativos, 1 indeterminado e 5 aguardam o resultado.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmadas 229 mortes causadas pela doença nas 15 primeiras semanas do ano, um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 158.

No Bairro Miro Cairo é onde a situação está mais crítica. Somente num pequeno quarteirão da Rua Circular 3, foram oito notificações para a dengue. A situação fica alarmante quando analisamos que há apenas nove casas naquele pequeno recorte: quase uma casa para cada caso suspeito.

Segundo Poliana Gusmão, Coordenadora do Controle de Endemias do município, é importante que a população faça a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue e a febre chikungunya. Outra recomendação é para quem estiver com suspeita de dengue não realizar automedicação. “As pessoas que estão com suspeita de dengue devem evitar tomar medicamentos por conta própria. Um exemplo é o tradicional AAS, quem estiver usando o medicamento deve parar imediatamente e é fundamental procurar ajuda médica”, disse.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)