Hoje, 14 de novembro, é o dia reservado para alertar as pessoas sobre os riscos da diabetes

parque logistico

Por Juraci Santana

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas com diabetes no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados a cada ano. Na Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, a diabetes atinge cerca de 6,5% da população de 18 anos ou mais, isso representa em torno de 635 mil pessoas.

A diabetes é causado pela falta ou deficiência na produção de insulina. Por essa “falha”, os rins, os olhos e o coração ficam comprometidos, em alguns casos leva à morte.

A doença pode ser identificada em três tipos: 1, 2 e diabetes gestacional. A diabetes do tipo 1 leva à deficiência total de insulina; representa 10% da população mundial. A do tipo 2 corresponde às doenças cardiovasculares; há alto índice de derrame e infarto. A diabetes gestacional atinge as grávidas durante a gestação e desaparece logo que o bebê nasce.

Não existe um fator determinante para o aparecimento da diabetes, porém existem alguns fatores de risco que podem causar a doença: hereditariedade, falta de atividade física, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides, obesidade e estresse emocional.

Para tratar a diabetes, o doente deve procurar, primeiramente, ajuda médica. Aliado a isso, deve-se manter uma rotina de atividades físicas, evitar fumar, manter controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicérides, além de dieta equilibrada.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)