1ª Igreja Batista de Conquista comemorou 114 anos

parque logistico

Texto: Pastor Marcos Infante

igreja

Nos dias 14, 15 e 16 de março, a Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista (PIBBVC) agradeceu a Deus pelos 114 anos de existência. O pregador convidado foi o Pastor Marcelo Pedro, missionário da Missão Novas Tribos do Brasil. Sob a ação do Espírito Santo, ele trouxe mensagens de conforto, edificação e apresentou o plano de salvação em Jesus Cristo. Também ocorreu a exposição do exemplar da Bíblia, impressa em 1884, que deu origem à igreja.

Na parte musical, os conjuntos da igreja, Agnus Dei, Alêtheia, Filhos de Sião, Homens do Rei, Novo Canto, além do Coral Filhos de Sião e os dois corais de crianças (maternal com principiantes e Filhos do Rei) apresentaram lindos hinos de louvor a Deus. Autoridades do município estavam presentes e, em todas as reuniões, verificou-se um bom número de visitantes. Os cultos também foram transmitidos pela internet.

HOMENAGENS

No domingo pela manhã, foi apresentado um resumo histórico pelo Pastor Marcos Paulo José Infante. Houve homenagens às pessoas presentes com mais tempo de membros na igreja. O destaque foi Zilda Gusmão, membro há 69 anos. Ela é bisneta de Tertuliano da Silva Gusmão (fundador da igreja). A seguir, toda a congregação cantou o hino “Maravilhosa Graça”. O Pastor José Infante Júnior disse que esse quadro só era possível devido à graça redentora de Cristo.

Com a exposição do exemplar da Palavra de Deus que deu origem a igreja, foi realizada outra homenagem. Ela foi para os integrantes da família Gusmão, descendentes de Tertuliano. Membros da igreja ou não, bisnetos e gerações posteriores, atenderam ao convite e estavam presentes em grande número no culto. Aconteceu a leitura de um texto da Bíblia exposta. Foi um momento de muita alegria e emoção a todos que ali estavam.

HISTÓRIA

A PIBBVC surgiu em 04 de fevereiro de 1900. O fazendeiro Tertuliano Gusmão, em uma de suas viagens para comercializar gado, protegeu o jovem Antônio Theóphilo de Queiroz, que estava sendo perseguido por pregar o evangelho. Queiroz, num gesto de gratidão, presenteou-o com um exemplar da Bíblia.

Ao regressar a Conquista, Tertuliano começou a ler a Palavra de Deus e entendeu o plano de salvação. Entregou sua vida a Jesus e logo começou a ler para familiares a amigos. Houve conversões e assim surge a PIBBVC. O jovem Queiroz, que veio a ser genro do fazendeiro, foi o primeiro pastor. Ele recebeu o preparo e foi ordenado ao ministério pelo missionário Zacarias Taylor.

Hoje a Igreja está com 919 membros. Têm vários pontos de pregação, cinco congregações e está presente no sustento de 37 trabalhos missionários. No ministério da Igreja está o Pastor José Infante Júnior, auxiliado pelo Pastor Vítor Ferreira e Silva e pelo Pastor Sidney Siqueira. “Uma igreja viva, proclamando a glória do Deus vivo”.



Artigos, Vitória da Conquista

Comentário(s)