Conquista: Engenheiro formado pela FAINOR cria aparelho contra coronavírus

Um respirador pulmonar que ajuda no tratamento do Corona Vírus e é bem mais barato do que os encontrados no mercado atualmente. Esse é o projeto do engenheiro eletricista Djalma Messias, formado pela FAINOR, em conjunto com dois outros profissionais, a médica Hélvia Bertoldo e o engenheiro Saulo Porto.

A ideia do aparelho surgiu através de um concurso proposto pela Montreal General Hospital Foundation, do Canadá, que lançou um desafio global à inovação: projetar um ventilador pulmonar simples, de baixo custo, fácil de fabricar e de manter, que poderia ser produzido em qualquer lugar do mundo para ajudar a combater o Covid-19.

Djalma Messias levou apenas 10 dias para projetar e construir o equipamento. O projeto concorreu com mais de 1 mil outros respiradores criados por engenheiros do mundo todo e está entre os 65 melhores. Sob as regras da competição, os três principais modelos estarão disponíveis para download gratuitamente, podendo ser utilizado para fabricação em qualquer lugar.

Mas, independente da colocação no concurso, a equipe espera a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para que o respirador possa ser produzido em larga escala e começar a ajudar no tratamento das pessoas infectadas pelo vírus. “Eu me sinto muito feliz e realizado, pois foi um desafio no qual eu me engajei ao máximo principalmente pelo impacto positivo que poderá salvar vidas em uma conjuntura tão caótica na qual estamos vivendo”, comenta o engenheiro eletricista, Djalma Messias.

Equipamento

O ventilador, ou respirador mecânico, é um aparelho que vai suprir a necessidade respiratória do paciente quando o pulmão estiver comprometido pela ação do vírus, ou seja, vai manter o paciente respirando enquanto o tratamento estiver sendo administrado.

respirador mecânico

Construído do zero pela equipe, o aparelho é feito com material de baixo custo e funciona com poucos botões, de forma intuitiva. Ainda possui um sistema de alarme para quando as condições estiverem diferentes das ajustadas pelo profissional de saúde, protegendo o paciente.

Enquanto aguardam o resultado, os engenheiros e a médica seguem trabalhando na criação de outros projetos que auxiliem no combate ao Corona Vírus.



Bahia, Brasil, Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)