Hospital Esaú Matos comemora o Dia da Mamografia com incentivo ao exame preventivo

restaurante recanto

estudantes-600x399

Na última quarta-feira, 5 de fevereiro, foi comemorado o  Dia Nacional da Mamografia. O objetivo da data é sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Ela foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, considerada protetora contra doenças mamárias e padroeira dos mastologistas.

Segundo o Coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem, Gustavo Cabral, o Hospital Esaú Matos tem o objetivo de se adequar ao calendário nacional, e não poderia ser diferente com a mamografia. “Pensando no dia específico da mamografia, nós fizemos uma ação direcionada para o mês inteiro e não apenas para o dia. Aumentamos a oferta do serviço, para que nós pudéssemos realizar a mamografia de maneira igualitária, inclusive para pacientes de outros municípios”, conta Gustavo.

 

O coordenador explica ainda que foi criada a possibilidade de qualquer funcionário do Esaú Matos poder fazer a mamografia na própria unidade hospitalar, dentro do horário de trabalho. “Também aumentamos a oferta desse serviço, deixando o turno da manhã mais disponível, fazendo com que um número maior de pessoas pudesse realizar o exame”.

Saiba mais – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O câncer de mama atinge principalmente as mulheres entre 40 e 49 anos de idade.

Nesse período, o exame de mamografia, que permite detectar o tumor em estágio inicial, deve ser realizado anualmente. A partir dos 50 anos, esse procedimento pode passar a ser feito a cada dois anos. Mulheres com familiares próximos que desenvolveram a doença antes dos 50 anos de idade devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos, uma vez por ano. Fonte: Secom – PMVC



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)