Conquista: Em coletiva de imprensa, Prefeitura anuncia Busca Ativa Vacinal nas escolas

O Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta terça-feira (17), ganhou destaque durante uma coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura, no Planetário Everardo Públio de Castro, sobre os avanços e desafios da vacinação em Vitória da Conquista.

Para responder aos questionamentos da imprensa sobre o assunto, considerado de relevância no que diz respeito à estratégia de saúde pública, além da prefeita Sheila Lemos, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, e da coordenadora de Imunização, Mariana Matos.

A prefeita destacou que após um período de queda nas coberturas vacinais em todo o país – entre 2015 e 2022 –, em 2023, o município tem sido exemplo para o país, graças ao aumento dos índices da maioria das coberturas vacinais, a exemplo da tríplice viral (82,62%), Hepatite A (85,89%), pneumo 10 (80%), rotavírus (76,77%), pentavalente (77%) e meningocócica (72,93%). “Aqui temos conseguindo aumentar a cobertura e só não conseguimos em duas vacinas, que é a ACWY e a Varicela, porque temos recebido doses insuficientes do Ministério da Saúde para conseguir atingir a meta”, complementou a gestora.

O secretário de Saúde também relatou a melhoria dos indicadores da vacinação, inclusive nos resultados do segundo quadrimestre de 2023, no Programa Previne Brasil, alcançando a pontuação de 93 na vacinação de crianças menores de um ano. A meta é atingir 95 até o final do ano. “Para se ter uma ideia, em relação ao ano passado, a gente já aumentou a cobertura vacinal em 25% e o ano nem acabou ainda. De todas as vacinas que chegaram pra gente, por mais que não seja o quantitativo que esperamos e precisamos, já aplicamos mais de 95% delas”, explicou Vinícius.

Agora, o objetivo é aumentar ainda mais as coberturas vacinais das crianças, adolescentes e adultos com o trabalho da Busca Ativa Vacinal, por meio das ações intersetoriais promovidas pelas equipes da Saúde, Assistência Social e Educação. “Já estamos fazendo Busca Ativa da população com todas as equipes de saúde da zona urbana e rural, iniciamos uma parceria com a Educação e já vamos começar a Busca ativa nas escolas para que a gente possa avançar ainda mais nas coberturas até o fim deste ano”, afirmou o secretário.

Vinícius Rodrigues

De acordo com a coordenadora de Imunização, o intuito desse projeto é alcançar principalmente os adolescentes, com a vacinação contra o HPV e ACWY, que estão um pouco abaixo do esperado. “Vamos estar com uma equipe especificamente ligada a essa vacinação nas escolas, juntamente com a educação que é nosso parceiro nesse projeto, cumprindo um cronograma, com a proposta de passar uma vez a cada semestre nas escolas e creches municipais de Vitória da Conquista, para que a gente consiga alcançar crianças, adolescentes e também adultos”, pontuou Mariana.

Mariana Matos

Na oportunidade, a prefeita parabenizou os conquistenses pela consciência de manter a vacinação em dia e também as equipes de saúde que estão indo aos quatro cantos do município para vacinar a população. “São 27 salas de vacinas na zona urbana, 18 na zona rural e ainda temos 20 equipes de saúde que realizam a vacinação itinerante na zona rural. Dessa forma, quando a vacina chega, vai logo para o braço das pessoas, por meio desse esforço das equipes que trabalham todos os dias para manter a nossa população protegida contra muitas doenças”, finalizou a gestora.



Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)