Rui Costa designa equipe para tratar com Waldenor Pereira sobre projetos estruturantes na região Sudoeste

Designados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marcus Cavalcanti,  e o Secretário de Articulação e Monitoramento,  Maurício Muniz, detalharam com o deputado federal Waldenor Pereira a situação e tramitação de cada um dos projetos considerados estruturantes e reivindicados para a região Sudoeste da Bahia. Dentre estes, a duplicação da BR-116, com a construção de viadutos no entorno do anél viário conquistense; e a criação   da Universidade Federal do Sudoeste.

A reunião com Muniz e Cavalcante ocorreu nesta última terça-feira (9), na Casa Civil, depois de uma semana do encontro de Waldenor Pereira com Rui Costa.

Foi quando o deputado apresentou ao ministro uma pauta de projetos que vem defendendo para as regiões de atuação do seu mandato, em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo (PT). Isso inclui o Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São  Francisco e Bacia do Paramirim.
Com Muniz e Cavalcante, Waldenor Pereira apresentou detalhamento de cada projeto,  inclusive com apresentação de emendas parlamentares propostas por ele à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Plano Plurianual (PPA). Um exemplo da farta documentação é a  proposta de criação da Universidade do Sudoeste, que conta com a aprovação do Conselho Superior da Universidade Federal da Bahia para o desmembramento do Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, com esta finalidade; o projeto de lei em tramitação, de nº 9693, de autoria da Waldenor Pereira, que cria a universidade, além de indicações, ofícios e estudos nesse sentido.

A reunião com a equipe de Rui Costa foi também preparatória para uma próxima audiência com o ministro da Casa Civil, solicitada pelo deputado, para ouvir prefeitos, empresários e vereadores dos municípios envolvidos nas propostas. Além da BR- 116 e da universidade, a pauta inclui: a revitalização do Projeto do Perímetro de Irrigação nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio; construção da Adutora da Fé (beneficiando Bom Jesus da Lapa, Igaporã e Riacho de Santana); construção das Barragens de Morrinhos (entre Condeúba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Maetinga) e do rio da Caixa(Bacia do Paramirim); retomada das obras da Ferrovia Oeste/Leste e de obras federais inacabadas de creches e escolas de ensino fundamental.

Depois da reunião com Cavalcanti e Muniz , o deputado comentou: “Saí esperançoso e satisfeito com esta rápida resposta do ministro, delegando sua equipe para dar andamento às nossas solicitações, isto após uma semana de ter me recebido em seu gabinete, mostrando uma  clara disposição de nos contemplar”. Waldenor Pereira ainda teve um breve  encontro com a chefe de Gabinete de Rui, Talita Nobre Pessoa, para tratar da audiência coletiva a ser realizada nos próximos dias.



Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)