Conquista: Uesb em luto

É com pesar que a Uesb informa o falecimento de Micael Costa Almeida, estudante do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, campus de Vitória da Conquista, ocorrido no último domingo, 30. O velório e o enterro serão realizados no município de Planalto.

Micael, vítima de cruel assassinato, era, desde 2011, integrante da comunidade universitária da Uesb. Antes de ingressar no curso de Ciências Biológicas, foi também aluno dos cursos de Agronomia e de História, além de trabalhar em uma das empresas que atuam na Uesb.

Esta é terceira morte violenta, no intervalo de apenas quinze dias, que aflige e entristece a comunidade uesbiana. No dia 16 de abril, a professora Lucidalva Silva Bastos, 43 anos, mãe do estudante de Física da Uesb, Thiago Bastos, foi barbaramente assassinada, em um crime hediondo que deixou vestígios flagrantes de ataque movido pelo menosprezo e pelo ódio à condição de mulher. No dia 21 de abril, faleceu, também vítima de violência, a professora Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida, acadêmica e militante da educação inclusiva, pessoa admirada por todos os que a conheceram na Uesb, tanto no curso de licenciatura em História como no Mestrado em Linguística.

Tantos ataques, tantas mortes violentas, tornam impossível virar as costas para o contexto atual que faz do exercício das práticas educacionais não apenas um desafio em torno do saber, do conhecimento, da inclusão e da emancipação social, mas também um posicionamento que atrai, contra si, desejos de destruição do outro, do novo, do diferente, da vida. Triste é também considerarmos que, apesar de tantos ataques e violências, é necessário perseverar, para que possamos, algum dia, a partir da educação, construirmos uma sociedade que seja efetivamente capaz de assegurar direitos, autonomia, vida para nossas mães, para nossas mulheres e para nossos jovens.

Neste momento de dor, a Uesb se solidariza com os familiares, amigos e colegas de Micael, de Lucidalva, de Thiago e de Antonieta. E, em função do falecimento de Micael Almeida, a Instituição, por meio da Portaria 273/2023, decreta luto oficial de três dias em todos os seus campi.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)