Conquista: Campanha ‘Todos pelo Cristo’ foi lançada hoje, objetivo é revitalizar o ‘Cristo de Conquista’

Nesta segunda-feira (6), diversas entidades da sociedade civil como a Igreja Católica, Sinduscon e o Comando Regional de Polícia Militar, lançaram a campanha Todos Pelo Cristo, que visa a revitalização do monumento do Cristo Crucificado de Vitória da Conquista, obra do escultor Mário Cravo adquirida pela Prefeitura e instalada na Serra do Periperi em 1980. A iniciativa foi apresentada pela manhã, durante coletiva de imprensa no Planetário Professor Everardo Públio de Castro e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

“Esta é uma campanha de Vitória da Conquista e, por isso, precisamos a participação de todos”, afirmou a prefeita Sheila Lemos. A gestora reforçou, na oportunidade, que a restauração do monumento não pôde ser incluída no projeto de revitalização da área, que está sendo executado pela Prefeitura, com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do Município. Daí, a Prefeitura ter aderido à proposta da campanha.

“Não poderíamos entregar uma área toda revitalizada e o monumento não, por isso a iniciativa da campanha apresentada pelas entidades foi abraçada. Assim, poderemos entregar à população um novo espaço de lazer, de turismo, cultura e convivência, com o Cristo Crucificado também revitalizado. É importante que as pessoas tenham a consciência de que o Cristo é de todos os conquistenses e tenham a certeza de que o Cristo, que está ali embelezando nossa serra, nossa cidade, tem a contribuição, o amor e carinho de cada conquistense”, enfatizou Sheila.

O arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes, compartilha da mesma opinião. “Esse é o principal monumento de Vitória da Conquista, uma obra com importante simbolismo religioso para a nossa cidade e que desde sua implantação, em 9 de novembro de 1980, passou por poucas intervenções. Estamos certos de que a comunidade atenderá o nosso chamado para restaurá-lo”, destacou Dom Josafá.

Para o comandante do Policiamento da Região Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, que integra a comissão responsável pela campanha, esta será, certamente, mais uma iniciativa abraçada pela população da cidade, conhecida por seu engajamento em campanhas dessa natureza. “Hoje é um dia especial, em que damos o pontapé nessa campanha para buscarmos recursos para a revitalização desse monumento e tenho certeza que será mais uma campanha vitoriosa”, afirmou Ivanildo.

Um dos entusiastas do movimento pela restauração do Cristo Crucificado, o vereador Luís Calos Dudé, líder do governo na Câmara Municipal, declarou sua confiança de que o conquistense de todas as religiões e independente de preferência partidária, abracem a campanha, “porque aquele é um espaço de todos, que valoriza muita a cidade, como ponto turístico, inclusive, e ter a área requalificada, com a obra que a Prefeitura está fazendo, e a estátua revitalizada com a contribuição da população, o ganho vai ser para todos, tenho certeza”.

A revitalização do Cristo Crucificado ficará a cargo do historiador e restaurador Ricardo Moreira, responsável pela restauração da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. A obra está orçada em aproximadamente R$ 400 mil. “Estamos estipulando uma média de quatro meses para execução do restauro, que envolve etapas como a limpeza mecânica e química”, contou Ricardo. De acordo com ele, o trabalho deve envolver uma equipe formada por 11 profissionais, entre eles, arquitetos e engenheiros.

Como contribuir

Em breve, a comissão divulgará os locais em que serão comercializados souvenirs da campanha, como camisetas e canecas, e os eventos previstos para arrecadação de fundos. Por enquanto, para os interessados em contribuir com a revitalização podem fazer doação por Pix ou transferência bancária. Os dados são os seguintes:

Banco Sicoob Crediconquista
Agência 3226 – Conta corrente: 71.643-0
Chave PIX: nº 44.296.657/0001-13
CNPJ nº: 44.296.57/0001-13
Associação Rede Colaborativa de Segurança e Proteção Social da Zona Rural de Vitória da Conquista – BA.



Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)