Assaí divulga ótima notícia


Com o ritmo de aberturas mais intenso de sua história, o Assaí Atacadistaacaba de quebrar um novo recorde para o atacado alimentar brasileiro. A rede atacadista concluiu o seu plano de expansão deste ano com 60 inaugurações de lojas somente em 2022 (no ano anterior, foram 28 unidades abertas). A marca foi atingida com a inauguração, nesta quinta-feira (29), do Assaí Abolição, em Campinas (SP).

O resultado supera o guidance de 58 aberturas previstas para até dezembro e estabelece um novo marco para o segmento. Apenas no 2º semestre, foram 52 inaugurações – ou uma abertura a cada 4 dias em todo o país, o que evidencia a forte capacidade de execução da Companhia. A expansão acelerada tem como principal motor a compra de 70 pontos comerciais de hipermercados adquiridos em 2021 em todo o país. Mas conta também com projetos orgânicos – unidades construídas do zero em novos terrenos.

Do total, 47 aberturas feitas no período foram conversões de pontos de hipermercados. Tratam-se de obras complexas e que demandam a completa adequação dos espaços para a operação do atacarejo. Da fundação ao telhado, os edifícios são completamente modernizados: o piso passa a sustentar um nível de carga três vezes maior, os equipamentos são substituídos, a planta do salão de vendas e salas administrativas é refeita. Assim como as fachadas das unidades que, em parte dos casos, passam a contar com obras de artistas locais a fim de valorizar a cultura de cada município. Já as demais 13 lojas do total de 60 pontos são orgânicas e foram idealizadas desde o início para operarem como atacarejo.

O projeto também permitiu ao Assaí modernizar o parque de lojas já existente. Isso porque parte das aberturas substituíram lojas antigas que ficavam muito próximas aos novos pontos ou eram operações Combo (quando as lojas ficam lado a lado) com o Extra Hiper – após as reformas, o Assaí passou a ocupar o espaço maior do hipermercado.

 

Desta forma, a Companhia encerra 2022 com 263 lojas em operação e uma área de vendas superior a 1,3 milhão de m², um incremento de mais de 340 mil m² de área de vendas, cerca de 36% superior em relação a 2021. Em 2023, o Assaí dará continuidade ao seu intenso processo de expansão com a finalização do projeto de conversões ainda no primeiro semestre de 2023 e com a abertura de cerca de 20 lojas orgânicas. Com a continuidade das inaugurações, o Assaí reitera seu guidance de R$ 100 bilhões de faturamento em 2024 e o atingimento de mais de 300 lojas em operação.

Inaugurações na Bahia 

Apenas na Bahia, a Companhia conta, atualmente, com 23 unidades em funcionamento e, neste ano, inaugurou 5 novas lojas no Estado (Assaí Barris, Assaí Teixeira de Freitas, Assaí Cabula, Assaí Vasco da Gama e Assaí Rótula do Abacaxi). Dessas, quatro foram somente em Salvador, e uma em Teixeira de Freitas (no Extremo Sul). Juntas, as aberturas das novas unidades contribuíram com a geração de 2.500 empregos diretos e indiretos para a região.

 

Além disso, a Bahia foi o primeiro Estado a receber uma geração atualizada com serviços até então inéditos nas lojas da Companhia, como Padaria. O sucesso comprovado nas terras baianas agora tem sido replicado nas demais unidades de todo o Brasil – assim como consolidaram a Bahia como o 3º Estado com a maior quantidade de lojas do atacadista, atrás apenas de São Paulo (onde a Cia foi fundada) e Rio de Janeiro.

Com isso, atualmente o Assaí está presente nos municípios de: Juazeiro, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Salvador, Paulo Afonso, Guanambi, Camaçari, Ilhéus, Serrinha, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Barreiras e Teixeira de Freitas. E para 2023, o Assaí prevê inaugurar mais uma unidade até o fim de 2023, na Avenida Paralela, na capital soteropolitana.

 

Números grandiosos 

A magnitude do intenso projeto de expansão concluído em 2022 é comprovada pela quantidade de material utilizado nas obras: mais de 17 mil toneladas de aço, o suficiente para a construção de 2,5 Torres Eiffel; cerca de 208 mil m³ de concreto, o equivalente à construção de aproximadamente 450 estátuas do Cristo Redentor; e mais de 11 mil quilômetros de cabos elétricos, o suficiente para cobrir, aproximadamente, a distância de São Paulo ao Qatar em linha reta. Ainda, mais de 34 mil vagas de estacionamento foram adicionadas ao parque de lojas, cerca de sete vezes maior que o do Santuário Nacional da arquidiocese de Aparecida. Com a abertura do Assaí Abolição, em Campinas (SP), o Assaí também chegou à marca de 100 lojas em operação no Estado de São Paulo, o que o consolida como a maior rede de atacado de autosserviço no Estado.

 

As unidades inauguradas trazem inovações na proposta de valor tradicional do atacarejo, e incorporam produtos e serviços de acordo com o perfil de cada região e a demanda local. Entre as novidades, parte das lojas já conta com serviços de Empório de Frios, Padaria, Adega de Vinhos, além de vagas com recarregadores para carros elétricos.

Mais de 22 mil novos empregos 

A expansão do Assaí beneficia não só os(as) clientes, mas a população local, em relação à geração de renda. Neste ano, a Companhia gerou cerca de 22 mil novos empregos em todo o país, tornando-se um dos 5 maiores empregadores privados do Brasil. Além disso, cada obra da construção das unidades, seja orgânica ou reforma, emprega 350 pessoas, em média, pelas construtoras – o que também contribui para aquecer a demanda na construção civil nacional. Neste ano, o Assaí integrou ainda, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3, que reconhece o comprometimento com a sustentabilidade empresarial; e também recebeu o selo Great Place to Work, sendo reconhecido como um excelente lugar para se trabalhar.



Bahia, Destaques, Economia

Comentário(s)