130 mil cabeças de gado devem ser vacinadas contra febre aftosa em Conquista

Vacinar, declarar e geolocalizar. Esses serão os procedimentos adotados pelos criadores de bovinos e bubalinos para imunizar todo o rebanho baiano contra a febre aftosa. Até o dia 30 de novembro a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) segue com 2ª etapa, com o objetivo de vacinar 12.407.167 cabeças em todo o Estado.

Em Vitória da Conquista cerca de 130 mil cabeças de gado devem ser vacinadas. No território onde a capital do Sudoeste é referência, ao todo cerca de 700 mil animais serão imunizados contra a febre aftosa, nesses 24 municípios.

A meta é imunizar 100% do rebanho ou alcançar índice superior aos 94,70% da última campanha. As explorações pecuárias ocorrem em aproximadamente 300 mil propriedades que precisam estar georreferenciadas no sistema de defesa da Adab.

Depois da vacinação dos animais, o produtor tem até 15 dias para se dirigir ao escritório da Agência mais próximo de sua propriedade para declarar o ato. Ele deve levar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina. Se preferir, o produtor pode acessar o site www.adab.ba.gov.br para declarar a vacinação do seu rebanho e proceder com a geolocalização de sua propriedade.



Bahia, destaque, Destaques, Economia, Saúde, Sudoeste

Comentário(s)