Política conquistense: Cinco petistas disputam candidatura à sucessão de Guilherme Menezes

prates bonfim

DSC01646-600x450

O PT em Vitória da Conquista completa, em dezembro de 2016, 20 anos no comando da terceira maior cidade da Bahia. Apesar da crise de identidade que vive atualmente, o partido quer manter a hegemonia no município mais rico, com receita prevista este ano de pouco mais de meio bilhão de reais, e mais populoso do sudoeste baiano, com cerca de 230 mil eleitores.

Mesmo com o desgaste que o Partido dos Trabalhadores passa neste momento, a legenda não pretende abrir mão de tentar o sexto mandato consecutivo. Para isso, o partido readotou uma estratégia política antiga para tentar manter a maioria dos votos dos eleitores conquistenses, que começaram a diminuir desde as eleições de 2012, quando o atual prefeito, Guilherme Menezes, foi reeleito para o seu quinto mandato (1968, 1996, 2000 e 2008).

Menezes venceu o pleito no segundo turno, derrotando o deputado estadual Hérzem Gusmão Pereira (PMDB), que vai disputar novamente as eleições municipais do ano que vem. O placar foi: Menezes eleito com 77.061 votos (49,12%) e Gusmão, segundo colocado com 63.130 votos (40,2%).


Em 2012, foi a primeira eleição que contou com segundo turno em Vitória da Conquista. Como Guilherme Menezes não pode mais disputar mais um mandato, o PT decidiu ofertar um leque de pré-candidaturas aos eleitores conquistenses. No total, cinco nomes disputarão a preferência dos correligionários, aliados e simpatizantes. Aquele que apresentar a maior capacidade de suceder Menezes leva a cabeça da chapa.

No páreo, três nomes já tinham sido ventilados anteriormente pelas esquinas de Vitória da Conquista: o do atual secretário municipal de Agricultura, Márcio Matos, o chefe de gabinete de Guilherme Menezes, Odir Freire, e o professor Marcelo Neves Costa. Mais dos nomes, considerados de peso, entraram no páreo para formar o leque petista. São eles: o deputado estadual e ex-prefeito de Conquista, José Raimundo Fontes, e o deputado federal Waldenor Pereira, a mais nova aposta de alas petistas conquistense. O resultado da disputa interna da legenda deverá ser anunciado no primeiro semestre de 2016.

A reportagem tentou falar com Waldenor e Zé Raimundo mas as ligações não foram completadas. O ex-secretário de Saúde de Conquista e ex-chefe da Secretaria de Saúde do Estado, Jorge Solla, atualmente deputado federal pelo PT da Bahia, aposta na indicação de Zé Raimundo, fiel escudeiro do grupo liderado por Guilherme Menezes, a quem Solla prestou relevantes serviços no Município.

“É o nome eleitoralmente mais forte. [Zé Raimundo] já foi prefeito, foi vice [prefeito] de Guilherme, foi o mais votado [em Conquista] ano passado [para deputado estadual]. A tendência é não ter prévia. O partido amadureceu e a tendência é não termos uma votação [interna] propriamente dita”, disse o parlamentar petista, em entrevista à Tribuna. Segundo Solla, o fator longevidade pesará, mas o partido saberá tirar de letra. “É claro que depois de 20 anos, a plataforma eleitoral terá que se renovar. O contexto será o de novos desafios”, avaliou. Do Tribuna da Bahia



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


5 responses to “Política conquistense: Cinco petistas disputam candidatura à sucessão de Guilherme Menezes

  1. Cinco candidatos ? Não, pois Waldenor é só armação contra Guilherme, outros dois não tem padrinho politico. Vai ter previas sim e o candidato sera aquele que Guilherme quiser e será eleito. Sola não apita em Conquista.

  2. Creio que Guilherme deve ficar pianinho e não indicar ng, se ela indica o candidato não ganha. Guilherme não é um cara popular, ele foi a muito tempo atrás, hoje ele atua mais com comodidade e aí daquele que Tocar o dedo em seus amigos subordinados indicados por ele. Bate o pezinho e grita!
    Olha, é o seguinte: Se o PT quiser ganhar as eleições aqui novamente não pode ser nome pouco conhecido ou pq é amigo de fulaninhos ou ciclaninho vamos parar com isso e colocar as cartas na mesa! Está na hora dos eleitores que votaram no PT nas eleições passadas começarem a boicotar o partido. O povo que elegeu Guilherme pede Zé Raimundo como prefeito de nossa cidade e ACABOU!
    Acorda PT de Conquista, vcs não estão com esta moral toda para ficar jogando nome desconhecido pelo povo para candidato! Se não for Zé Raimundo, acabou-se os 20 anos do mandato Petista na cidade! Vcs não tão com esta bola toda para aventurar nomezinho pq ciclaninho ou Beltrano querem! Deixem os orgulhos de lado e acordem pra vida! Eu como eleitora, prefiro votar em Fabricio do que votar em outro nome que não seja Zé Raimundo e muitos pensam assim!

  3. Enquanto se mantiver o PT, a população de Conquista verá mais gente ignorante, mais sujeira e obras porcas de “infraestrutura” se disseminarem pela cidade. Nunca vi Conquista tão feia e mal cuidada como hoje, tanta gente grossa e sem capacitação para os cargos que ocupam. Basta lembrar que até um tempo atrás o secretário de agricultura era um fotógrafo. Ao invés de mandar pintar meio fio e colocar cachepot de pneu nas praças (coisa brega), pq não instalam mais lixeiras, varrem as ruas e podam os canteiros? Cambada de incompetetentes desqualificados.

  4. Hérzem Gusmão vai tentar de novo? Se ele não ganhar dessa vez pode desistir, eu sou mais José Raimundo.

Comentários fechados