Na atualidade, um dos assuntos de maior destaque e preocupação nacional é o Zika Vírus, doença viral aguda transmitida, principalmente, pelo mosquito Aedes aegypti. No entanto, embora os noticiários tenham abordado cada vez mais o tema, ainda existem muitas dúvidas e até mesmo desconhecimento do quê, realmente, se trata.
Pensando nisso, no dia 18 de dezembro, foi realizada uma palestra sobre essa temática para os colaboradores da Unimed do Sudoeste. O médico, Dr. Felipe Liger, explicou as principais diferenças e semelhanças entre as três doenças adquiridas por meio da picada do mosquito Aedes aegypti: a Dengue, a Chicungunya e o Zika.
O palestrante destaca a importância de se abordar o tema para a sociedade:
“Não se tem dúvida de que conhecer as doenças, controlar o vetor, abordar precocemente e de forma baseada em evidências contribuem, principalmente, para a preservação da vida, já que reduz o número de óbitos, e também para a redução de hospitalização de casos mal conduzidos, consultas em pronto atendimento, uso de remédios desnecessários, entre outros.” Afirma Dr. Felipe.
O médico explicou que as três doenças apresentam critério para diagnóstico de caso suspeito e têm clinicamente características como febre de início súbito. Além disso, as três podem ocorrer simultaneamente, e o diagnóstico é obtido por meio de exames sorológicos de sangue ( anticorpos ou isolamento do vírus ).
Veja abaixo os sintomas da Dengue, Chicungunya e Zika.
TRATAMENTO
Segundo Dr. Felipe Liger, não existe tratamento curativo para as doenças mencionadas e o tratamento consiste em prover suporte clínico por meio das seguintes orientações:
- Repouso absoluto
- Ingestão de líquidos orientada pelo médico
- Uso de medicações para controle da febre , dor , prurido ( coceira)
- Manutenção da alimentação básica.
RISCOS E COMPLICAÇÕES
O médico chama a atenção para as complicações que podem ocorrer devido as três doenças aqui abordadas.
“Sabemos que a maioria dos casos das doenças mencionadas evoluem de forma BENIGNA e autolimitada, mas em alguns indivíduos com algumas características a evolução pode ser fatal levando ao óbito.” – explica Dr. Felipe. São outras complicações apontadas por ele:
- A ocorrência de Síndrome de Choque da Dengue, na qual quem é acometido apresenta um quadro clínico caótico e com risco iminente de vida, devendo o tratamento ser feito em ambiente de terapia intensiva.
- A associação de Chikungunya e Zika com uma desordem neurológica potencialmente grave ( Síndrome de Guillain-Barré) ou até a ocorrência de Microcefalia em filhos de mães infectadas pelo Zika .
PREVENÇÃO
Dr. Felipe afirma que devido ao potencial de gravidade de tais doenças , a importância maior consiste no controle do vetor. E reforça que as pessoas infectadas com o vírus da Dengue podem transmitir a doença do primeiro dia antes do início dos sintomas até o 6º dia. Já os infectados pelo Chikungunya transmitem de 2 dias antes até 8 dias do inicio dos sintomas!