Número de de contratações temporárias no comércio conquistense deve ser 50% menor do que em 2014

prates bonfim

DSC_0601-001

O período de fim de ano deveria ser um bom momento a busca por uma nova ocupação, mesmo que temporária. Porém, parece que o fim de 2015 será pior do que os últimos anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados do instituto apontam que o comércio já reduziu as vendas no primeiro semestre do ano em 2,4%. Segundo especialistas, pode ser menor no segundo trimestre do ano porque os itens mais vendidos nos últimos meses do ano sofrem com a variação do dólar: eletrônicos, brinquedos e até vestuário.

Para a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, o cenário desfavorável na economia brasileira afetará as vendas de final de ano, devido às altas taxas de juros, ao avanço da inflação e à restrição de créditos, fatores que prejudicam diretamente o consumo dos brasileiros.

Com vendas em baixa, comerciantes podem deixar de contratar. Segundo Gilmar Ferraz, presidente do Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista, a retração neste ano deve ser bem significativa: “Nós já esperamos uma redução de 50% de contratações temporárias em relação ao mesmo período do ano passado. O comércio está passando por um momento difícil”.



Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)