Herzem quer sistema de energia solar de Pituaçu no Lomantão

faculdade santo agostinho

herzem e sudesb

O deputado Herzem Gusmão (PMDB) visitou na manhã desta quarta-feira (28) o Estádio Metropolitano de Pituaçu para conhecer o funcionamento do sistema de geração de energia solar que funciona na praça esportiva desde 2012. Durante sua visita, que foi acompanhada pelo diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, pelo engenheiro supervisor de operação da Coelba, Raphael Damasceno, e por dois coordenadores, Gusmão solicitou que, em uma eventual expansão do sistema, gostaria que Vitória da Conquista fosse incluída na relação das cidades beneficiadas com o projeto. “Fiquei impressionado coma eficiência do sistema e tenho certeza que Vitória da Conquista, pela sua importância econômica e logística, teria muito a ganhar”, afirmou Herzem Gusmão.

herzem pityaçu

Com a implantação do sistema de energia solar fotovoltaico, o Estádio de Pituaçu se tornou o primeiro da América Latina autossuficiente em geração de energia a partir desse tipo de tecnologia. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba  e foi desenvolvido pela concessionária em parceria com Governo do Estado da Bahia, com o apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Giz), e com apoio do Instituto para o Desenvolvimento de Energias alternativas da América Latina. No total, foram investidos cerca de R$ 5,3 milhões no projeto e o estádio, após a implantação do sistema, economiza cerca de R$ 180 mil por ano. Além disso, há também um aproveitamento do consumo excedente.

Isso acontece porque Pituaçu consome cerca de 360 MWh por ano e o novo sistema de geração de energia do estádio tem capacidade para gerar  630 megawatts-hora anuais (MWh/ano), o equivalente ao abastecimento de 525 residências. O excedente, 270 MWh/ano, é  utilizado para compensar o consumo de energia elétrica da sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O sistema de compensação foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  a fim de facilitar o uso de energias limpas.​



Brasil, Esporte, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)