QUEM SOMOS NÓS?

casba

Por Pastor Orlando Filho

Pastor Orlando Filho é colaborador do Blog do Rodrigo Ferraz
Pastor Orlando Filho é colaborador do Blog do Rodrigo Ferraz

Uns de uma tribo, outros de um partido, outros de um time!

Pessoas que levantam uma bandeira pessoal, religiosa ou ideológica. Você já parou para pensar quem é você? Sempre quando queremos conhecer uma pessoa, ou nós apresentamos a alguém, falamos o nosso nome, aquilo que fazemos a idade que temos, mas será que se isso revela quem realmente somos? Com certeza não, pois, somos muito mais que nosso nome, profissão ou posição social. Poderíamos ter qualquer nome possível, e continuaríamos sendo nós mesmos, em construção. Seja lá qual for a nossa profissão ou atividade que realizássemos, continuaríamos ser quem somos. A idade muito menos poderia revelar, uma vez que, desde nossa gestação já éramos quem somos, e continuaremos a ser até nossa morte, podendo sermos melhores do que já fomos, realizar ações maiores do que as que já fizemos.

Somos um grupo, nós, um plural que precisa se tornar singular na unidade e ações. Somos seres humanos, e vamos refletir sobre o que isso significa. “O Homem é um animal racional”. Ao afirmar que somos um animal revela a nossa dimensão natural, biológica, que faz dos Seres Humanos, um ser vivo como qualquer outro, isso é, nascemos crescemos, nos reproduzimos envelhecemos e morremos. Por outro lado somos racionais. Temos consciência de nossa existência, e a possibilidade de dá sentido ao mundo onde vivemos e a nós mesmos, tudo isso é possível pelo uso da razão, que á a capacidade de pensar, comunicar o pensamento, e transformar o mundo onde vivemos, fazendo uso para tal, da razão.

Além da razão, somos seres de relações, de sentimentos. O homem e a mulher são os únicos seres capazes de ter sentimentos, de amar e odiar, de sentir alegria e tristeza, de fazer o bem ou mal, gostar ou não de algo, ou de alguém. Enquanto todos os seres puramente naturais são determinados pelos instintos, os Humanos são indeterminados. Temos livre arbítrio.

Agora é saber quem somos, para realizarmos o que é necessário para que o que somos seja uma homogeneidade de princípios e valores, de discursos e ações, de humanidade e vivencia.

Que sejamos humanos que refletem o Amor suficiente para que o conceito de quem somos ser evidenciado para aqueles que ainda não encontraram a resposta devida para quem é!



Artigos, Vitória da Conquista

Comentário(s)


3 responses to “QUEM SOMOS NÓS?

Comentários fechados