Saúde: Escovação desde cedo garante bons hábitos de higiene bucal

fainor

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Os cuidados com a escovação do seu filho pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida. Segundo o dentista Thiago Ribeiro, além de manter dentes mais bonitos e saudáveis, estimular o hábito da escovação desde cedo vai criar uma cultura de cuidados com a higiene bucal na criança e, depois, na adolescência e na vida adulta

Segundo especialistas, até os seis primeiros meses de vida da criança, o ideal é fazer a limpeza dos dentinhos com uma gaze ou fralda de tecido umedecida com água filtrada. Depois desse período, existem modelos específicos de escova para cada faixa etária. “Como a boca da criança é bem pequena, não podemos usar qualquer escova. Existem algumas determinadas para o público infantil, com cabeças menores, e isso vai facilitar a escovação, de maneira que atinja todos os dentes”, defende o dentista Thiago Ribeiro.

Algo que também é defendido pelos dentistas é a forma como os dentes devem ser escovados: “É importante fazer movimentos circulares ou parecidos com o “varrer” de cima para baixo nos dentes da frente. Nos dentinhos do fundo, faça movimentos de vai e vem”, disse Ribeiro. O dentista ainda lembra que é importante passar a escova nas bochechas e na língua, pois ali ficam bactérias capazes de causar mau hálito.

Ainda de acordo com o dentista Thiago Ribeiro, a escovação nos pequenos deve ser como a feita com os adultos: “ o ideal é escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana”.

Outro ponto importante é frear nas crianças o consumo de doces. “É preciso adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries”, disse Ribeiro. O dentista ainda ressalta que os pais devem oferecer doces às crianças após as três grandes refeições e antes da escovação de cada uma delas.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)