Conquista: Termina a greve dos professores municipais

parque logistico

Foto: Divulgação - Ascom SIMMP
Foto: Divulgação – Ascom SIMMP

Após a reabertura das negociações entre o Sindicato dos Professores Municipais e a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, os profissionais da educação determinaram o fim da greve. A decisão foi tomada em assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira, 29, no salão arquidiocesano Dom Climério, mesmo sem acordo com o governo municipal.

“A categoria entende que, nesse momento, com a continuidade da paralisação das aulas, os alunos e os pais seriam os mais prejudicados, já que o governo se mostrou pouco sensível à questão. Entretanto, como não estão encerradas as negociações, enquanto a diretoria do SIMMP avança das discussões da pauta, a mobilização continua”, explicou a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira.

A expectativa pela reformulação do plano de carreira, criando os níveis de especialista, mestre e doutor ainda é latente. Espera-se nas rodadas de negociação que o governo apresente uma proposta para a categoria.

O governo sinalizou positivamente no item reforma e construção de escolas e creches, algo que é fundamental para a melhoria da educação e atendimento à comunidade. A abertura para discutir as demandas dos monitores – que são profissionais da educação – com o SIMMP também foi outro avanço. Vale registrar que a mobilização, com certeza, impulsionou o reajuste de 50% da Condição Especial de Trabalho (CET) do referido grupo, que estava congelado desde 2007.

Outro ponto importante foi a Atividade Complementar dos professores das séries iniciais que, embora garantida pela lei do piso desde 2008, até o ano passado não havia sequer sinalização para cumprimento da questão. “Nesse pleito, avançamos para a possibilidade do professor escolher a carga horária para planejamento ou a indenização, em dinheiro, de 16,33%”, continuou a presidente.

Das questões pedagógicas, o governo fez o compromisso de promover capacitação dos profissionais da educação, já no segundo semestre de 2015, para garantir o funcionamento dos laboratórios de informática das escolas, haja vista a contratação de pessoal efetivo especializado para compor o quadro da Secretaria de Educação. Já os pontos referentes a Educação Infantil e aos alunos com necessidades educacionais especiais, afirma que muitos dos pontos da pauta serão incorporados ao Plano Municipal de Educação do Município (PME).

Na próxima segunda-feira, 01/06, acontece nova rodada de negociação, às 8:30 horas, na Secretaria Municipal de Educação. Na data, as aulas da rede municipal de ensino retornam à normalidade.



Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)