Professor conquistense ganha 2º lugar em prêmio nacional de Saúde

atlanta

Por Maurício Sena

20152105_2

O professor do curso de Psicologia da FTC Conquista, Hudson Golino, dedicado à pesquisa científica, conseguiu no início deste mês o segundo lugar no 7° Prêmio Inovação Medical Services, que tem como objetivo valorizar, incentivar e divulgar trabalhos inovadores que tragam melhorias na área da Saúde Pública.

O prêmio nacional ocorre anualmente e possui três etapas, nas quais os trabalhos são avaliados por grupos de pesquisadores, profissionais da saúde e autoridades, sendo um dos prêmios mais importantes na área de saúde no Brasil, e um dos mais importantes da América Latina.

Esse ano foram mais de 170 trabalhos inscritos e 18 finalistas em cinco categorias, em cerimônia realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com a presença de diversas autoridades da área de saúde.

“Ganhar esse prêmio foi uma experiência muito interessante, principalmente porque é o reconhecimento de um trabalho árduo de pesquisa”, afirmou Golino.

A pesquisa que rendeu o segundo lugar ao professor Hudson foi na categoria Profissionais de Saúde – Ações, um trabalho inovador no qual o professor desenvolveu um sistema automatizado para predizer óbito em UTI utilizando um conjunto de técnicas estatísticas inovadoras de um campo genericamente chamado de Mineração de Dados/Machine Learning.

Segundo Hudson, a proposta qualifica as informações de que necessitam os profissionais que atuam em UTIs para tomar decisões. “Com o resultado desse sistema de predição, a equipe pode identificar quais pacientes demandarão mais recursos, por apresentarem probabilidade elevada de óbito”, explica.

Na avaliação do professor, a pesquisa científica é muitas vezes circunscrita apenas a um círculo seleto de pessoas, e quando grandes corporações resolvem incentivar o desenvolvimento de tecnologias na área de saúde, é a oportunidade que temos para levar um pouco do que fazemos à mais pessoas.

“O objetivo agora é desenvolver outro projeto que seja inovador o suficiente para tentar conseguir o primeiro lugar no 8o. Prêmio Inovação Medical Services, que ocorrerá em 2016”, prevê o professor Hudson Golino.



Brasil, Educação, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)