Multinacional no ramo de educação quer se firmar em municípios da região sudoeste

´tex encomendas

multid

Por Celso Rios

Na última terça-feira (19), foi realizado na Pousada da Conquista, um encontro entre diversos membros das secretárias de educação dos municípios do sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais.

O evento teve como intuito debater práticas e inovações de ensino, além de apresentar reais benefícios do programa Name (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados).

O produto já estava há 15 anos no mercado e foi adquirido pela multinacional inglesa Pearson, com sede também no Brasil. A empresa é a maior no ramo de distribuição de conteúdos educacionais. Responsável por duas das maiores publicações de grande circulação mundial, como o jornal Financial Times e a revista The Economist.

O modelo foi adquirido e remodelado pelos ingleses para que obtivesse uma eficácia ainda maior no ensino já obtido em algumas escolas de ensino básico, dispondo também de assessoria no plano de gestão e educação do município e consultoria pedagógica.

“Enquanto a média do Brasil oscila em torno de quatro pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as instituições que adotaram o programa obtiveram uma pontuação acima de seis pontos. Um resultado acima da média nacional, e tem sido assim nos últimos anos”, analisou Luciano Galdino diretor comercial da Pearson no Brasil.

O grupo está espalhado em mais de 100 municípios brasileiros e espera expandir ainda mais durante os próximos anos, principalmente voltado para os municípios do sudoeste baiano.

Uma das referências da região é o município de Malhada de Pedra que obteve a média de 5,9 no Ideb de 2013 e é o município com melhor pontuação dentre as cidades do sudoeste.

Segundo a secretária de educação da cidade, Edna Pereira, a aquisição do método de ensino poderá dá melhor suporte e aumentar a eficácia do ensino ofertado na região.

Entre os municípios baianos que já fazem uso do programa está Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, que segundo os gestores educacionais do município já vem surtindo efeito e atraindo também alunos da circunvizinhança.

“Todos estão muitos satisfeitos, tanto a administração municipal, quanto professores e discentes, o programa realmente presta um serviço de qualidade e dá total apoio as práticas e inovações educacionais do nosso município, afirmou Eunice Xavier,  que esteve representando a secretária de educação do município de Bom Jesus da Lapa.

O grupo inglês será responsável também pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no ano de 2018.



Educação, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)