Sétima Arte em Destaque: Relatos Selvagens

tex encomendas

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

relatos

Ao Grande estilo de Amores Brutos, Babel, Crash No limite, (quem viu esses grandes filmes sabem do que estou falando, e quem não os viu, vejam, por favor!). Relatos Selvagens possui seis histórias, mas que diferentemente dos filmes citados não estão interligadas. Prefiro falar só o básico sobre a trama, porque é um filme melhor apreciado as cegas.

São Historias que retratam situações cotidianas de uma forma avassaladoras, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle. E é disso que se trata essa mais nova grande obra do Cinema Argentino.

Individualmente são historias muito chocantes que podem ser até engraçadas até o certo ponto, mas de qualidades variadas, com isso não estou querendo dizer que algumas são boas ou ruins, estou querendo dizer que variam entre boas, excelentes, e espetaculares. A coletividade, formando se a junção das seis histórias é uma experiência visceral e satisfatória. Relatos Selvagens entende muito bem o conceito que diz: a melhor comedia vem da tragédia , é o contraste entre esses dois gêneros que faz o filme ser tão bom , e o diretor,   DamiánSzifron consegue dosar isso de maneira perfeita.

Pode se argumentar que o filme não seja muito real, que as historias não sejam muito plausíveis, embora se trate de historias do cotidiano da sociedade, e é verdade, mas a intenção é não pretender que elas sejam. A principal ideia de Relatos Selvagens é explorar o extremo absoluto do comportamento humano, e é praticamente impossível não se identificar com pelo menos um personagem desse filme, ao acabar o filme você para na hipótese se de e se…. E se eu estivesse em uma situação semelhante como eu reagiria?

O elenco é primoroso, o nome mais conhecido dogrande publico,  é o Ricardo Darin , como todos sabem é conhecido o melhor ator argentino de todos os tempos. Destaco ainda as interpretações de Leonardo Sbaraglia interpretando um homem diante de uma situação surreal á beira da estrada, Rita Cortese, que atuação incrível, mostra uma cozinheira deuma personalidade imoral e impaciente, que acaba nos divertindo de forma surpreendente, e a Erica Rivas está excelente vivendo uma noiva que acaba de saber que foi traída .

Uma experiência maravilhosa conhecer esse grande elenco em atuações excepcionais. Para mim merecia muito o Oscar de filme estrangeiro, que acabou sendo derrotado por Ida da Polônia.

Relatos Selvagens é um filme extremamente forte, engraçado, que funciona em todos os níveis: fotografia, trilha sonora, roteiro, interpretação, direção, é um filme irretocável. Parabéns ao cinema Argentino.



Artigos, Cultura, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)