Conquista: secretário estadual de saúde é recebido com protestos e garante investimentos no Hospital de Base

tex encomendas

leninha

O secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, esteve em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (26), para vistoriar as dependências do Hospital Geral de Vitória da Conquista e traçar um panorama para possíveis investimentos no espaço. O secretário foi recebido com protestos de funcionários terceirizados do hospital, que estão sem receber o pagamento do salário de janeiro há mais de 20 dias. Eles estão com as atividades paralisadas. Ao todo, são 45 prestadores de uma empresa terceirizada prejudicados, e eles atuam na área de recepção e setor administrativo da unidade de saúde.

O secretário disse que haverá uma regularidade no pagamento dos salários dos prestadores a partir de fevereiro, quando haverá uma cota de recursos do Governo Federal ao estado, podendo, então, quitar com os débitos. O secretário ainda prometeu traçar um plano de estratégia de melhorias para a saúde pública no estado. “Compromissos do governo de apoiar todas as iniciativas que visem aumentar a oferta de leitos para a população. E a reforma na estrutura desse hospital é um desses compromissos”.

Depois de adentrar no HGVC, o secretário visitou as dependências da unidade. Após mais de meia hora, o secretário saiu por uma unidade lateral de acesso e não falou mais com a imprensa sobre o que tirou conclusão de sua visita. Mas, segundo Marilene Ferra, diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista, e que estava acompanhando o secretário na visita, “a visita do secretário foi importante, pois ele veio conhecer a nossa realidade; precisamos de ampliação de leitos, ampliação de emergência que já foi iniciada, mas ainda assim é um déficit, a discussão das Dires, os nove núcleos regionais. O nosso hospital é referência em urgência e emergência, e mais de 80% desses pacientes não precisariam vir pra cá, mas mesmo assim o hospital atende”.

hos

E ainda segundo a secretária, espera-se que os governos municipal e estadual possam trabalhar juntos no desafogamento dos leitos, que são resultado, geralmente, dos pacientes quem vêm de outros municípios: “Já temos consórcio em algumas cidades da região, com prefeitos, e desafogar Vitória da Conquista, sendo que alguns atendimentos poderiam ser resolvidos em suas regiões, já que muitos mandam pra cá seus pacientes.”

A diretora ainda disse que o secretário fez um compromisso: “Apoiar a desobstrução de leitos por falta de funcionários, já fizemos levantamento, nosso diagnóstico, e contamos com o apoio do secretário de saúde do estado”.



Notícias, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Conquista: secretário estadual de saúde é recebido com protestos e garante investimentos no Hospital de Base

  1. Seria mais facil readequar e requalificar o Hospital Crescêncio Silveira como uma “emegência” já esta construido,esta pronto,ao passo que o Prefeito e seu vice (médicos) prometem construir “UPAS”que sabemos serem promessas MERAMENTE ELEITOREIRAS.Obrigar os Médicos contratados a cumprirem seus HORÁRIOS e PLANTÕES,treinarem os funcionários para atenderem com dignidade os pacientes e seus acompanhantes que não são animais, e, deixar essa CANTILENA que o atendimento aqui não é bom por que Vitória da Conquista atende 100 municipios,Itabuna atende o SUL E TODO O EXTREMO SUL COM UM TERÇO DA VERBA DA SAÚDE que vem para Vitória da Conquista.

Comentários fechados