Conquista pode mais: Mobilidade urbana, eis a questão

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Por José Maria Caires – Conquista Pode Voar Mais Alto

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Ninguém quer falar deste assunto. Nas eleições de 2012 o então candidato Herzem Gusmão aventou a ideia de implantação de transporte de massa VLT- Veículos Leves sobre Trilhos em nossa Cidade, que aliás já devia ser planejado, pois Conquista aproxima-se de 500 mil habitantes. O fato de ter sido contestado veementemente pelo seu opositor e atual Prefeito Guilherme Menezes, o assunto foi enterrado e ninguém ousa falar de um tema de suma importância para nossa metrópole.

Pelo fato de ter sido duramente criticado pelo atual Prefeito, fica meio sem jeito  agora voltar atrás e entender como de vital interesse público, ainda que assim entenda que seja necessário e como Herzem não se elegeu, o desobriga da defesa desse equipamento moderno e eficiente para uma cidade que se aproxima em breve ao meio milhão de habitantes.

Segundo previsões, até a metade deste século nossa frota de veículo quadruplicará no mundo, guardadas as proporções Vitória da Conquista sairá dos atuais 120.000 para 480.000 mil veículos, sem levar em consideração os milhares de carros de outras cidades e Estados que circulam aqui diariamente, o que eleva consideravelmente esta estatística.

Os congestionamentos e falta de estacionamentos no Centro de Vitória da Conquista, são algumas das causas da oferta de imóveis para venda e aluguel, inclusive desvalorizando o comercio da região, mesmo com a revitalização do local, atração de grandes comércios dependem de um sistema de transporte de massa inteligente, para que possamos evitar que não venhamos sofrer o que já aconteceu nos grandes centros urbanos do Brasil e do Mundo.

Defendemos que seja feito um ante-projeto do transporte urbano de massa, mesmo considerando a sua implantação para os próximos 20  anos, porém o traçado imaginário desse meio de transporte haverá de ser pensado, independente dos ideais políticos e/ou partidários.

Duas Rotas: Miro Cairo  x  Uesb conectando com Alto Maron x Urbis VI seriam as linhas  que se cruzariam a cidade, consideradas mais importantes e a partir delas a cada 300 metros novas linhas iriam surgindo, na medida da disponibilidade de recursos.

A declaração do atual Ministro das Cidades, que declarou na imprensa, após sua posse, que vai lutar para concretizar a carteira de R$ 143 BILHOES relativos as obras de mobilidade urbana do pais, poderá reascender essa discussão. Bastaria 1% (um por cento) dessa verba para contemplar nossa querida cidade, que levantaríamos nada menos que um bilhão e quatrocentos milhões de reais, um bom começo e assim CONQUISTA PODE VOAR MAIS ALTO.



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2 responses to “Conquista pode mais: Mobilidade urbana, eis a questão

  1. O atual perfeito nem mora mais em Vitória da Conquista,não temos se quer um serviço de limpeza pública decente E FREQUENTE,a cidade esta imunda,suja largada do centro a qualquer bairro,vi hj no posto de saúde Regis Pacheco,um senhor com uma receita com remédios pro coração,com 7 remédios só tinha o aass e,era um tipico eleitor do pt.Com relação ao transporte de massas,qualquer pessoa com um mínimo de lucidez admistrativa sabe que essa é a lógica,para médio e longo prazo…..mas,toda obra do pt por menor que seja aqui em V Conquista tem que se pensar em longo prazo,senão vejamos;Restaurante Popular,As UPAS…….etc etc etc

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