Bahia: Rui Costa toma posse como governador

parque logistico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O novo governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o vice-governador João Leão (PP), tomaram posse nesta quinta-feira (1°), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Costa chegou junto à esposa e filha, e foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Marcelo Nilo (PDT), por volta das 9h.

Em discurso de posse no plenário da Alba, após juramento firmado, o  governador se emocionou ao citar o pai, Clovis dos Santos, e a sua mãe, Maria Luzia Costa dos Santos.

Durante a fala, Rui Costa afirmou que o “fio condutor” de sua administração vai ser a participação social, citando a construção do seu programa de governo ainda nas eleições. “Foi a primeira vez que um programa de governo foi construído pelas mãos da sociedade, representada por organizações sociais, culturais, políticas, religiosas e econômicas dos 27 territórios de identidade do estado da Bahia”, disse.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O senador eleito pela Bahia e atual vice-governador, Otto Alencar, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e autoridades como deputados estaduais e federais acompanham a cerimônia. O atual governador Jaques Wagner não compareceu ao primeiro momento da transferência de cargo.

Rui Costa assume o governo da Bahia após vencer Paulo Souto (DEM) em primeiro turno das eleições, com 54,53% dos votos válidos, ou 3.558.975 votos. A vitória marca a continuidade do PT no governo baiano. Nos últimos oito anos, a Bahia foi governada por Jaques Wagner, do qual Rui Costa foi secretário de estado.

Secretários

Também tomam posse nesta quinta-feira, os secretários escolhidos pelo governador eleito. O ato também acontece na tenda instalada no estacionamento da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Confira abaixo o nome de todos os secretários:

Casa Civil: Bruno Dauster

Secretaria da Administração (Saeb): Edelvino Góes (permanece)

Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur): Carlos Martins

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): Manoel Gomes de Mendonça

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atual Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração: James Correia (permanece)

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): Jerônimo Rodrigues

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura: Fernanda Mendonça

Secretaria do Turismo (Setur): Nelson Pelegrino

Secretaria da Cultura (Secult): Jorge Portugal

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa

Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Olívia Santana

Secretaria de Segurança Pública (SSP): Maurício Barbosa

Secretaria de Educação: Osvaldo Barreto Filho

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): Nestor Duarte

Secretaria do Meio Ambiente: Eugênio Spengler

Secretaria da Fazenda: Manuel Vitório

Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Cássio Peixoto

Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): Marcus Cavalcanti

Secretaria de Comunicação: André Curvello

Secretaria de Saúde: Fábio Vilas-Boas

Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte: Álvaro Gomes

Secretaria de Relações Institucionais: Josias Gomes

Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Geraldo Reis

Procuradoria do Estado Geral: Paulo Moreno

Perfil

Rui Costa, economista por formação, nasceu no bairro da Liberdade, em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963. Filho de metalúrgico e dona de casa, chegou a concluir o curso de instrumentação da Escola Técnica Federal (hoje IFBA) e a cursar Ciências Sociais antes de migrar para economia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A vida política começou no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980, quando passou a frequentar assembleias de trabalhadores em crítica às condições da fábrica. Aos 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo. Foi presidente do Sindiquímica e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2000, foi eleito vereador pela capital baiana e reeleito em 2004. Entrou no governo de Jaques Wagner em 2007 como Secretário de Relações Institucionais. Em 2010, deixou o cargo para ser deputado federal. Dois anos depois assumiu o cargo de Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandato de Jaques Wagner. Com informações do G1 Bahia



Bahia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Bahia: Rui Costa toma posse como governador

  1. Sr. Otton,agradeça ao grupo acm,unica no estado que lhe deu apoio e, vovê o traiu,seu lugar não é em uma guadinha especializada no que ai está, e seu grupo sabe muito.O mundo acaba de reconhecer pela um dos jornais britanoco,que “é uma verganha” o que está acontecendo no governo dilma,deixado pelo pai do mensalão lula-ladrão e dilma petrolão.Vc é um homem de vergolha,mas politicos diz que não tenhe,volte prá seu lugar e seja de RUY BARBOSA,sai dessa gaguue,enquanto é cedo.Nós te espetamos de braços abertos;tUDO QUE TAL rUY DISSE NÃO FAZ 40% NO PRIMEIRO ANO,A BAHIA ESTÁ FALIDA?,sorte que foi ludribriada,com as promessas mentirosas,Cadeia nos petistas,todos são coniventes e, sindocos,sabe tudo e diz não,aqui em ipirá tem huns mentirosos,que desaram os salarios sem pagar,e disseram se quizer se não saia,porquue acabou as eleções vogo ademildo e gague

  2. A POSSE DA DOLMA FOI UMA VERGONHA NACIONAL-PETISTA ACABARAM TOTARAM DEUS,COM ESTA PRAGA,RAÇA DE LADRÃO,QUADRILHA MAIS PRGANIZADA DO MUNDO,QUEM TEM VERGONHA NÃO DDAR UM BOM DIA,METIDOS NO PCC,LEMBRA O DEPUTADO,OUTRO VAGA,PORQUE JAIR BUSUNARO,NÕ SE COMPARA COM TETISTAS ELE FALOU DE MULHER FEIA E É MUITO FEIA,SÓ QUE A PALAVAVRA ENTENDERAM ERRADA A FEICHE É MUITO GRADE ALEM DE PETISTA-CONIVENTE COM OS FRACASSOS DO FALIDO PT,LÁ.LÁ.LADRÃO,ME PROCESSE,VOCÊS NÃO TENHE CONDIÇÃO DE PROCESSAR NINGUEL-SEM MARAL,LADRÃO,CURRUPTOS,FINANCIADO PELO PATRIMONIO DOS BRASILEIROS,FALOS DE TODOS PETISTAS

Comentários fechados