Conquista: Câmara celebra 10 anos do curso de Medicina da Uesb

fest noel skol

Foto: Ascom - Câmara Vereadores
Foto: Ascom – Câmara Vereadores

Na manhã desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão especial para celebrar os 10 anos de implantação do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaUESB. A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Ademir Abreu (PT) e Fernando Vasconcelos (PT), com a finalidade de homenagear o curso, que tem contribuído para o desenvolvimento do município em diversas áreas.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Fernando Vasconcelos (PT), destacou a importância de homenagear o curso de Medicina da Uesb. De acordo com ele, é uma honra homenagear os 10 anos do curso. “É um orgulho para todos nós celebrar essa importante comemoração de um curso que tanto contribui para o crescimento do nosso município. O curso nasceu em 2004 e hoje é um dos cursos mais bem avaliados do Brasil, por isso, o Legislativo não poderia deixar de celebrar esse momento de tanta grandeza e representatividade para a região sudoeste”.

Foto: Ascom - Câmara Vereadores
Foto: Ascom – Câmara Vereadores

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a todos que contribuíram para que Vitória da Conquista tivesse uma faculdade de medicina no nível da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), contribuindo para o desenvolvimento de toda região. “Muitos lutaram para que o curso se tornasse realidade, houve interesses político e acadêmico, além do intenso apelo da comunidade, foi o conjunto de interesses que permitiu a implantação do curso de medicina em nossa cidade, pessoas como o ex-reitor Abel Rebouças, e diversas outras que hoje fazem parte desse projeto na condição de professor, como a coordenadora do curso, Dra. Ester Ventin, Dra. Cláudia, Dr. Braulito, Dr. Isaias, além dos alunos, rigorosamente selecionados, que contribuem para a excelência do curso”, disse.

Ainda, conforme o parlamentar, a Uesb trabalha com o método de Aprendizagem Baseado em Problemas, em que o professor atua como facilitador, dividindo a responsabilidade com os alunos. O método trabalha essencialmente com a construção do conhecimento a partir dos desafios a serem enfrentados no cotidiano da prática médica, utilizando informações de fontes diversas, a fim de encontrar soluções que correspondam ao problema no raciocínio lógico. O resultado é a formação de profissionais que compreendem a integralidade dos cuidados demandados pelo indivíduo e pela população frente às novas tecnologias e ao desenvolvimento do SUS, levando o aluno a pensar criticamente e a analisar os problemas da sociedade, além de procurar solução para essas demandas. “No curso de medicina da Uesb, cuja concorrência é em torno de 130 candidatos para uma vaga, o médico tem que dar conta da humanização da gestão e das condições de trabalho, algo que consideramos essencial para quem ingressa nessa profissão”.

Foto: Ascom - Câmara Vereadores
Foto: Ascom – Câmara Vereadores

O gerente acadêmico Marcelo Nolasco contou a história do surgimento do curso de Medicina e destacou que o ex-reitor da Uesb, Abel Rebouças, teve papel fundamental junto a todos que ansiavam pelo curso. “Graças à postura do ex-reitor e de todos os que ansiavam por esse curso tão importante, felizmente conseguimos implantá-lo. Hoje estamos vivendo a melhor infância ao completar 10 anos, e logo estaremos “adultos”. Apesar de todas as dificuldades, o curso já está consolidado, reconhecido e é referência, principalmente por conta da equipe de profissionais que trabalha de forma dedicada por seu desenvolvimento. Tenho certeza que Vitória da Conquista ganhou muito com o curso de Medicina da Uesb”.

Foto: Ascom - Câmara Vereadores
Foto: Ascom – Câmara Vereadores

O Diretor do Departamento de Ciências Naturais/DCN, Professor Dr. Renato Pereira, falou da sua alegria em presidir o DCN no ano em que o curso de medicina completa dez anos de existência, e informou que o departamento é composto por professores de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de biologia, química, enfermagem, educação física, além de medicina, totalizando 138 docentes em atividade e três servidores técnico-administrativos. Em seguida, agradeceu a todos os profissionais que compõem o colegiado, e aos 180 alunos que fazem parte do corpo discente. “Esse grupo é responsável por colocar em prática o projeto pedagógico do curso, que inclui, além das disciplinas ministradas em sala de aula, atividades básicas de saúde com a comunidade local e dois anos de internato em hospitais da cidade”, disse, acrescentando que o ex-reitor, professor Abel Rebouças, teve papel importante na construção e implantação do curso de medicina na Uesb, da mesma forma que a professora Wilma Deda Machado, responsável pela elaboração do projeto de implantação do curso e realização do primeiro seminário para discutir a metodologia pedagógica que seria utilizada na graduação, o chamado Aprendizado Baseado em problemas. “Esta comemoração, além de respaldar as atividades desenvolvidas por professores, servidores e alunos do curso, é um estímulo a mais para que possamos dar prosseguimento e ampliar as nossas conquistas”.

O egresso da primeira turma de Medicina da Uesb, Hermes Reis Silva, agradeceu pelo convite em participar da sessão especial e contou os desafios enfrentados pela turma da qual fez parte. “Por sermos os primeiros passamos por várias mudanças. Estive presente em diversas fases e processos e pude presenciar uma luta intensa pelo fato de todas as atividades desenvolvidas serem inéditas, inclusive para os professores. Como era muito comum, diversas vezes vimos interrogações nos rostos de nossos mestres, e hoje com a maturidade eu entendo melhor que tudo era novo tanto para os alunos quanto para os professores. Mesmo com todos os desafios, o aprendizado foi muito grande, e o esforço coletivo sempre foi contagiante, e vinha de todos os setores da universidade: da parte administrativa, dos professores e dos alunos. Agradeço por estar presente nessa cerimônia e parabenizo todas as pessoas que estiveram presentes na concretização desse projeto”.

Coordenadora do curso de Medicina, a professora-médica Maria Esther Ventin de Oliveira Prates salientou que ao longo desses dez anos o curso tem enfrentado muitos desafios sempre com o objetivo de oferecer condições técnicas, humanas e estruturais adequadas à formação de qualidade, que possibilite ao futuro médico, compreender o processo saúde/doença, a importância do seu papel no contexto social e, principalmente, sua importância na qualidade de futuro operador no sistema de saúde do país e agente de transformação social. “Nossa meta é habilitar o indivíduo para que ele contribua não apenas nas ações diretas de saúde, mas como instrumento eficaz na busca dos ideais de equilíbrio, paz e justiça social, necessários para que a sociedade livre e civilizada sobreviva”.

Para a coordenadora, a consolidação do curso de medicina na Uesb traz inúmeros benefícios para a economia de Vitória da Conquista, pois tem atraído alunos dos mais diversos locais do Estado da Bahia e do país. “Dessa forma, não apenas nós que fazemos parte da comunidade acadêmica, mas toda a comunidade regional tem a comemorar esses dez anos do curso de medicina”.

Reitor da UESB por ocasião da implantação do curso de Medicina, o professor Dr. Abel Rebouças São José disse que tratar-se de uma conquista coletiva, e agradeceu à Câmara Municipal, que sempre defendeu os interesses da instituição. “Falar do curso de medicina da Uesb é uma tarefa difícil, muitos participaram da sua criação, que não foi fácil, foi um projeto ardoroso, mas vem trazendo frutos de boa qualidade, uma história que começou em 2000, quando diagnosticamos uma demanda grande em toda a região, com a população falando da necessidade do curso”, disse, acrescentando que participaram desse processo, profissionais de saúde, associações, sindicatos, a imprensa conquistense e regional, e políticos.

Homenagem: Ao final da sessão, a Câmara de Veeadores prestou homenagem à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia pelos resultados alcançados pelo curso de Medicina nesses dez anos de existência. Diversos estudantes, além de coordenadores do curso compareceram ao Poder Legislativo para receber a homenagem.



Educação, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)