Conquista: Fundação Hemoba promove semana da doação de sangue

parque logistico

Por Juraci Santana

hemod

No próximo dia 25 comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Doar o ano todo é importante, mas nesta época é crucial. A data foi estipulada em novembro pelo fato de ser comum o baixo estoque em unidades de saúde nos meses de dezembro e janeiro, período onde há redução do número de doadores por causa de festas e férias. Assim como diminui o número de doadores, também aumenta a demanda em decorrência do número elevado de acidentes nas estradas. Com esse quadro, os estoques, que geralmente andam baixos, não dão conta da grande necessidade.

No ano passado, o Hemoba de Vitória da Conquista conseguiu arrecadar 2.370 bolsas de sangue; em 2014, o número subiu para 2806. A subida significativa anima os profissionais da fundação, porém o número ainda é pouco se analisarmos o que é atendido pela unidade local. Vitória da Conquista configura-se como uma das 24 Unidades Hemoterápicas de coleta e processamento de sangue que mais arrecada bolsas de sangue, porém é quem também tem a maior demanda, é o que diz Joselinda Pessoa, médica do centro de doação de sangue. “Além de prover a necessidade do Hospital Geral (de Vitória da Conquista) e o Esaú Matos, nós provemos toda a necessidade do município de Barra do Choça, Cândido Sales, Belo Campo, além de atendermos outras pequenas cidades da região com urgência e emergência”, diz Pessoa.

Por dia, cerca de 15 pessoas fazem a doação, mas, para se conseguir chegar a um número onde não tivesse preocupação com a falta de sangue nos bancos, seriam necessárias 30 pessoas diariamente. Até a próxima sexta-feira (28), o Hemoba de Vitória da Conquista estará com uma programação dedicada ao doador de sangue com música ao vivo e, nesta terça (26), haverá uma feira de saúde.

Condições básicas para doar sangue: 

Sentir-se bem, com saúde.

Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Pesar acima de 50 kg.

Ter entre 16* e 69 anos de idade.

*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos somente com autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal para cada doação.

Recomendação para o dia da doação:

Nunca vá doar sangue em jejum.

Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.

Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

Evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação.

Evitar alimentos gordurosos.

Quem não pode doar sangue? 

Quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.

Usuários de drogas.

Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, tais como:

Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.

Não fumar nas primeiras 2 horas.

Não praticar esportes radicais ou atividades de risco.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Isso é importante:

Embora realizados exames no sangue coletado (Hepatites, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), há um período chamado janela imunológica – espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste – isso significa que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso e este não ser detectado através dos exames realizados. Por isso, é fundamental que você seja sincero na entrevista. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame.

 Telefone Hemoba Vitória da Conquista:

(77) 3427-4501



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)