Projetos de Pedral – Parte 5 – As Envolventes

parque logistico

Por José Pedral Sampaio

pedral

As Envolventes repercutirão positiva e intensamente não apenas na expansão da cidade sede do município, mas, certamente, com extraordinária intensidade sobre toda a área e povoações próximas a elas. Explico-me. Em que pese terem por escopo primordial desafogar o tráfego da Rio-Bahia na passagem por esta cidade, propiciando maior fluidez ao trânsito local, obviamente repercutirão positivamente sobre os povoados em cujas proximidades passarem.

Pode-se imaginar que, ao longo de seu curso, surgirão postos de combustíveis, restaurantes, borracharias, dormitórios, mercearias, possibilitando forte incremento à economia dos povoados à sua margem. Mas tem mais, muito mais: “puxarão” o crescimento da cidade-sede para suas proximidades, ou mesmo além deles, a LESTE e a OESTE de Vitória da Conquista, o que ocorrerá certamente nas próximas décadas.

Esse conjunto formado por ambas as ENVOLVENTES “puxará” – repito -a cidade e todos os povoados que as margeiam, dando origem à metrópole que surgirá no decorrer das próximas cinco décadas. E cinquenta anos são um nada na esteira do tempo. Logo estarão aqui. Metrópole que terá – mais do que agora – extraordinária ascendência sobre o sudoeste baiano e norte de Minas Gerais. Onde “nascerão” as Envolventes? Onde findarão? Por onde passarão?

Tomando-se como referência a direção Norte-Sul, Salvador-Rio de Janeiro, a ENVOLVENTE da direita adentrará a estrada rumo a Itaipu, pouco antes dela, e passará a oeste da própria Itaipu, também da Vila de José Gonçalves, e de todas as demais povoações e povoados daquele lado, dos quais destacamos por serem mais populosas, Itapirema, Cabeceiras, Pradoso, Simão, Iguá, proximidades do novo aeroporto em construção, até voltar à BR-116 em trecho alguns quilômetros além do Pé de Galinha.

Por sua vez, a ENVOLVENTE da esquerda tomará, partindo de ponto próximo ao início da anteriormente citada, o rumo de São Sebastião a leste do qual e de todos os demais povoados aí localizados ela passará. Sempre nas proximidades das povoações, de forma a propiciar-lhes todo o desenvolvimento já referido anteriormente.

Por fim, vale ressaltar – e refirmar uma vez mais – que constituirão fonte de geração de riquezas, além de “caminhos” para o crescimento da cidade e, por fim, pontos de entroncamentos para estradas vicinais e rodovias oriundas de municípios vizinhos. A par de tudo isso, desafogo da BR-116 em sua passagem por esta cidade.



Artigos, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)