Começou a Votação, diga SIM a Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

unopar ead

Por Alexandre Xandó e Cláudio Carvalho*

opiniãoComeçou a Campanha que vai mudar o destino do Brasil.São mais de 1.700 comitês, milhares de ativistas em todos os estados da federação, mais de 450 das principais entidades, movimentos e organizações sociais. É a mais unitária campanha política, desde a luta contra a ALCA e as “Diretas Já”

A Constituição da República Federativa do Brasil de 88 é fruto de uma conjuntura de transição “lenta, gradual e segura”. A Constituição incorpora ideais democráticos e socialmente comprometidos acerca dos direitos ao tempo que intenta uma organização política tradicionalmente vertical que bloqueia o empoderamento popular. A nossa constiuição precisa ser repensada.

É fato incontestável que os parlamentares, seja na câmara dos deputados, sejam no senado, efetivamente não representam o povo. Não se vê trabalhadores (mais de 70% são de fazendeiros e empresários da educação, da saúde, industriais, etc), negros (somente 8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros), jovens (Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil), mulheres (somente 9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira).

A mudança nas regras do jogo é o primeiro passo para as reformas que o Brasil precisa. Queremos um Brasil mais democrático e justo com sua sociedade. E para mudar é preciso começar com o sistema político.Em junho, milhares de pessoas foram às rua demonstrando, principalmente, não se sentirem representadas pelo atual sistema político.

Para uma mudança efetiva é preciso mudar as regras! Mais de 400 movimentos sociais se mobilizaram para realizar uma consulta à população: um Plebiscito Popular que propõe a convocação de uma assembleia constituinte, uma eleição de novos parlamentares dedicados à construção de nova leis e emendas na constituição para alterar o sistema político.

A partir dessa mudança o país poderá obter muito mais conquistas, como uma maior representatividade no Congresso para as maiorias, o não financiamento de campanhas eleitorais por empresas, a participação social nas tomadas de decisão do Governo, entre tantas outras almejadas.

Temos urnas espalhadas por toda cidade, nas paroquias, na UESB, na UFBA, Câmara de Vereadores, Hospital de Base, nas sedes das associações de moradores e temos urnas itinerantes.

É possível a votação pela internet. Basta ter o CPF e clicar direto no link, já cai na cédula online: http://bitbitbit.com.br/plebiscito/

Mais informações:
www.plebiscitoconstituinte.org.br
facebook.com/plebiscitoconstituinte
[email protected]

Alexandre Xandó e Cláudio Carvalho*

*Alexandre Xandó é Advogado Popular; Claudio Carvalho é Professor da UESB. Ambos são militantes da Consulta Popular e integrantes do NAJA – Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa da UESB e do Comitê Regional do Plebiscito Popular.



Artigos, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


4 responses to “Começou a Votação, diga SIM a Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

  1. Estamos nessa jornada. É urgente , urgentissimo que se faça uma reforma politica para acabar com essa farsa politica que existe hoje. Se cria partidos a toque de caixa, ao bel prazer. Aonde está os fundamentos filosoficos e ideologicos proprios dos partidos politicos?

  2. Vamos votar, urnas espalhadas por toda cidade, nas paroquias, na UESB, na UFBA, Câmara de Vereadores, Hospital de Base, nas sedes das associações de moradores!

Comentários fechados