Voos cancelados: um dos maiores problemas do aeroporto de Vitória da Conquista

tex encomendas

Por José Maria Caires – Coordenador do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto/ Especial para o Blog Balanço do Dia

DSC_02871

A Região Sudoeste da Bahia, onde Vitória da Conquista é a capital, clama por um melhor sistema aeroviário. No inverno os problemas se agravam por causa do grande número de voos cancelados. Isso acontece porque o aeroporto Otacílio de Figueiredo não está equipado para operar em condições climáticas adversas.

Existem duas  soluções possíveis para esse problema: a primeira e a mais eficiente é a construção do novo aeroporto, cuja obra já foi iniciada este ano. A segunda seria a instalação de um equipamento de aproximação, para evitar   os constantes cancelamentos de voos, que deixam todos inseguros na hora de agendarem qualquer compromisso, ficando na dependência do clima para confirmação de pousos e decolagem, o que tem gerado     reclamações frequentes dos usuários.

A maioria dos aeroportos, no mundo inteiro, opera com instrumentos de aproximação e aterrissagem. Se instalados no atual aeroporto Otacílio de Figueiredo, esses instrumentos proporcionarão segurança e pontualidade na operação dos voos.

Portanto, para atender às necessidades de Vitória da Conquista e do sudoeste baiano, o melhor seria que essas duas providências fossem tomadas paralelamente: a construção de um novo aeroporto, já iniciada, e a aquisição do equipamento de aproximação, independentemente do prazo de conclusão da obra.

A imediata instalação do ILS (Instrument Landing System), além de garantir a redução do número de cancelamentos, vai melhorar a pontualidade e proporcionar segurança aos passageiros, diminuindo muito o risco de acidentes que existe nas condições atuais de operação.



Artigos, Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Voos cancelados: um dos maiores problemas do aeroporto de Vitória da Conquista

  1. Não sei porque tanta reclamação de voos cancelados no aeroporto de Conquista! parece que os senhores que voam para outro locais não enfrentam isto? Falta espaço físico eu concordo que o aeroporto não comporta a quantidade de passageiros em sua sala de espera. Mas voos cancelados não é só problema de Conquista. Quantas e quantas vezes os maiores aeroportos do sul são fechados por varias horas por motivo de mal tempo, no caso o nevoeiro? Esperem o novo aeroporto chegar, que terá maior capacidade e melhores equipamentos, mas jamais vão ficar livre de atrasos ou fechamento do aeroporto por motivo de chuva o nuvens baixas. Parecem que vocês não acompanham os noticiários. Os aeroportos modernos com todos os equipamentos também são fechados. Não venham botar a culpa só no aeroporto de Conquista não, os atrasos são também
    culpa das empresas que servem Conquista.

Comentários fechados