Sétima Arte em Destaque: Álbum de Família

restaurante recanto

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

julia-roberts-ewan-mcgregor-e-meryl-streep-em-cena-do-filme-album-de-familia-de-john-wells-1385052859364_956x500

Oscar. Oscar. Oscar, Posso até está me precipitando mas essa foi a palavra que veio a minha mente ao assistir esse grande filme, e possivelmente também foi a pretensão, de seus p  produtores Harvey Weinstein, Bob Weinstein e George Clooney (sim, George Clooney) decidiram levar para as telas do cinema a peça homônima de Tracy Letts, vencedora do Pulitzer e do Tony, a figura da estatueta de ouro possivelmente deveria estar encravada em suas mentes. Mas como disse, Álbum de Família é um grande filme, se eu fosse fazer uma seleção dos melhores filmes que vi em 2013, esse aqui com certeza estará no Top 3. Vários são os seus méritos que levam Álbum de Família  a ser um dos melhores filmes do ano em que passou a começar por seu grande elenco.

A Começar por Meryl Streep em uma atuação magnífica, digna de qualquer premio que for indicada. A primeira aparição de Meryl é algo espetacular, confesso a vocês que me arrepiei em vê la em cena, essa maravilhosa atriz sempre nos surpreende a cada nova atuação . Meryl é sem sombra de duvida a grande atriz do cinema contemporâneo, sua carreira fala por si só , sou suspeito em dizer porque sou um grande fã. Julia Roberts também esta em seu melhor papel desde Erin Brockovith, possivelmente nossa eterna preetty woman levará a indicação ao oscar de atriz coadjuvante e quem sabe até levar o careca pra casa, afinal de contas ela merece.

A história gira em torno de uma reunião na casa dos Weston. Bárbara (Julia Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis) são obrigadas a cuidar da mãe, Violet (Meryl Streep), que tem câncer depois que o pai, Beverly (Sam Shepard), a abandona e se suicida. Contudo, elas não estão sozinhas. Bárbara tem a companhia do marido Bill (Ewan McGregor), de quem está se separando, e da filha problemática Jean (Abigail Breslin). Também fazem parte deste confuso núcleo familiar o tio Charles Aiken (Chris Cooper), a tia Mattie Fae Aiken (Margo Martindale) e o primo Little Charles Aiken (Benedict Cumberbatch).

Apesar de Álbum de Família ser uma adaptação da peça “August: Osage County”, olhando  é possível traçar um paralelo entre ele e o clássico “Longa Jornada Noite Adentro” (1962). levado, as telas pelo grande Sidney Lumet, adaptado da peça de Eugene O´ nell.  Em ambos, nos deparamos com uma matriarca viciada em drogas lícitas e que esteve internada até pouco tempo atrás (Meryl Streep e Katharine Hepburn). Há, ainda, a figura do primogênito (a) que não quis seguir os passos do pai e é fortemente criticado (a) (Julia Roberts e Jason Robards). Além disto, nas duas películas, quase todas as cenas acontecem dentro de um antigo casarão de fazenda.

Ser semelhante a um dos mais famosos trabalhos de Lumet, por si só, não faria do filme deWells uma grande obra. Ele precisaria de algo mais. De algo que o tornasse digno de lembrança. E este detalhe é justamente o elemento principal dos principais longas-metragens do velho cineasta: o talento dos seus atores. Em cena, o estrelado elenco brilha de forma quase que uniforme e valoriza o ótimo roteiro de Tracy Letts.

Se as veteranas Streep e Roberts dão uma aula e justificam as respectivas indicações para o Globo de Ouro, é necessário destacar, também, as belíssimas interpretações deMartindale, Cumberbatch e Cooper. A síntese do trabalho primoroso deste grupo é uma antológica, dramática e engraçada (tudo isto ao mesmo tempo) cena de jantar. Ao término desta, a minha vontade era levantar e aplaudir de pé, como se estivesse em um teatro.

Seria injusto encerrar sem mencionar a importância de John Wells para o sucesso de Álbum de Família. Com vasta experiência televisiva, fazem parte do seu currículo as premiadas séries “ER” e “The West Wing”, ele era o nome certo para realizar este projeto. No melhor estilo “lumetiano”, sua direção, precisa e segura, soube extrair o máximo de seus intérpretes.

Um filme que mexe com nossas mais profundas emoções, porque todo mundo já passou por um drama familiar, me identifiquei muito com esse grande filme, e espero que ele se torne maior ainda.  É obrigação de todo bom Amante da sétima arte assistir Álbum de Fámilia.



Artigos, Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)