Veículo Leve sobre Trilho: Uma análise de viabilidade

Por * Ricardo MarquesDSC_0606

Quando o assunto é mobilidade urbana, Vitória da Conquista, que conta com uma população estimada de 340.199 mil habitantes (IGBE, 2014), ainda se encontra longe de possuir uma demanda de passageiros necessária para a implantação de um sistema de transporte de média capacidade como o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ou o Bus Rapid Transit (BRT).

Isso porque o nosso atual sistema de ônibus urbano tem 2,5 milhões de passageiros por mês, incluindo os estudantes, com 50% de desconto na tarifa, além dos passageiros que têm direito à gratuidade. Nos principais corredores, a exemplo da Avenida Brumado, são transportados 1.900 passageiros por hora e por sentido de direção.

De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o VLT  necessita para a sua viabilidade de 5 a 15 mil passageiros por hora num mesmo sentido. Já o metrô seria mais indicado para uma demanda acima de 50 a 60 mil passageiros por hora – uma vez que ele atende até 80 a 90 mil passageiros/hora.

Além desse aspecto, outro ponto relevante é que os sistemas de metrô e VLT são mais complexos em termos de infraestrutura, custam mais, levam mais tempo para ficar prontos e a amortização dos custos é mais demorada. Ainda, segundo a Volvo, a manutenção de um sistema de metrô custaria até vinte vezes mais que um de BRT. Já o VLT é quatro vezes mais caro.

Recentemente, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apresentou dados sobre a capacidade de carregamento e custos de implantação de sistemas de médio porte, divulgado no Guia Mobilidade Inteligente Volvo. Para melhor compreensão, o custo de implantação, por quilômetro (sem incluir a manutenção), de um BRT seria de R$ 20 milhões; o de um VLT, de R$ 80 milhões; e o de um metrô, R$ 500 milhões.

Diante dessas informações, o custo de uma linha ligando o bairro Vila Serrana à UESB, o equivalente a 10 km, corresponderia a R$ 800 milhões, se fosse um VLT. Isso é muito mais do que a Prefeitura arrecada em um ano, incluindo receita própria e transferências constitucionais dos Governos Federal e Estadual. Para se ter uma ideia, o orçamento municipal previsto para 2015 é de pouco mais de R$ 600 milhões.

Se a Prefeitura de Vitória da Conquista, parasse, por um ano inteiro, de pagar salário de servidores, custos com fornecedores, limpeza pública, serviços emergenciais, saúde, educação, ou seja, tudo, conseguiria menos de 75% do valor de uma obra desse tamanho e ainda necessitaria de mais cerca de 12 a 13 mil passageiros/hora para viabilizar o custeio desse equipamento.

Ou seja, os dados divulgados pelas entidades competentesnão mentem e os estudos feitos peloInstituto Rua Vida, a pedido do Governo Municipal, observando, entre outros aspectos, como as pessoas se locomovem dentro da cidade e a densidade de passageiros das linhas – fatores fundamentais para que o poder público tome uma decisão tão importante como estabelecer o sistema de transporte de uma cidade – atestam: Vitória da Conquista ainda não comporta VLT.

*Ricardo Marques é Secretário Municipal de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. É Administrador, Especialista em Saúde Pública e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. É também estudante de Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.



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Comentário(s)


6 responses to “Veículo Leve sobre Trilho: Uma análise de viabilidade

  1. Os dados apresentados pelo secretário são interessantes. No entanto, é possível verificar dois pontos no qual a lógica não aparenta ser a mais adequada. Em primeiro lugar, as estimativas realizadas (e apontadas no texto) mostram os dados de uma situação presente. Essa é uma informação importante, mas não é suficiente para trabalhar a questão. Quando se pensa em sistemas de transporte, deve-se realizar um estudo de estimativa de passageiros em médio e longo prazo. Se hoje, por exemplo, temos 1900 passageiros por hora, com o crescimento populacional da cidade, é possível estimar quantos passageiros por hora teremos daqui 5, 10, 15 e 20 anos. Portanto, se o VLT não é adequado pelo volume de passageiros hoje em dia, certamente será no futuro. Gestão estratégica não se faz olhando para o ponto presente, se faz olhando para o futuro! Esse é o primeiro problema da argumentação apresentada.

    Em segundo lugar, o argumento de que o custo de implementação do VLT ultrapassa a arrecadação municipal (que também é algo relevante e deve-se considerar), só faz sentido se for colocado em uma perspectiva anual. No entanto, para um planejamento estratégico de médio/longo prazo esse argumento se esvai. Imagine que a prefeitura consiga, por exemplo, separar 5% do seu orçamento anual para a implementação de um VLT. Teríamos 30 milhões por ano. Em aproximadamente 48 meses teríamos cerca de 806.948.957 reais (levando em conta o valor do rendimento da poupança, que é um rendimento baixo). Esse é só um exemplo de que planejamento não é para o momento de agora apenas, mas principalmente para o futuro.

    Claro que é muito difícil um município conseguir economizar 10% do seu orçamento anual para um projeto como esse. Mas, se as administrações pensassem além dos 4 anos de mandato, e passassem a pensar todos os anos futuros da cidade, teríamos muito mais coisas.

    Ou planeja-se bem para o futuro, ou teremos uma cidade tão absurdamente problemática que será quase impossível de governar e de se viver, no futuro!

    300 milhões + o rendimento do valor poupado. Colocando em valores de poupança,

  2. O que um especialista em saúde pública entende sobre transportes? Existe um VLT entre Juazeiro do Norte e o Crato, com uma linha de 13,6 Km que transportam cerca de 5000 passageiros/dia. Aqui a linha citada pelo entrevistado transporta/dia mais de 25000 passageiros/dia; portanto 5 vezes mais. Como não seria viável? Como então explicar o VLT do cariri? O que precisamos é de gente com uma mente mais aberta e com um olhar para a modernidade, na prefeitura. Outra coisa nenhuma prefeitura, realiza obras de tamanha envergadura como um VLT, isso é assunto para o governo Federal. De todo modo se um VLT é grande demais, poderiam pensar ao menos em um BRT. E não venham me dizer que sou de algum partdo de oposição, pois não pertenço a nenhum!
    SOBRE O VLT DO CARIRI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4_do_Cariri

  3. ESSE SECRETÁRIO PRECISA SE INFORMAR MELHOR E ABRIR MAIS A SUA MENTE PARA O PROGRESSO O VLT É ALGO QUE ESTA SE TORNANDO COMUM!!!!!!!!

    VEJA A MATÉRIA ABAIXO:

    01/10/2014 09h10
    DIÁRIO DE PERNAMBUCO (PE): Petrolina pode ter VLT nas ruas da cidade antes do Recife
    Também estão previstas obras de pavimentação em vários bairros de Petrolina
    PERNAMBUCO, FINANÇAS
    A Caixa Econômica Federal assinou, no último sábado,contratos de financiamento de obras de infraestrutura e mobilidade urbana, de mais de R$ 111 milhões, com o município de Petrolina (PE).

    Os contratos com a prefeitura de Petrolina preveem o financiamento de obras de pavimentação em diversos bairros da cidade, além da implantação de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em corredor central no município.

    As assinaturas das operações possibilitarão o início do processo de licitação para execução das obras.O evento aconteceu no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em Petrolina (PE).

    Participaram da cerimônia, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o superintendente regional da Caixa, Denis Matias, além de diversas autoridades municipais.​

    http://www20.caixa.gov.br/Paginas/NaMidia/Noticia.aspx?inmeID=481

    PETROLINA É MENOR DO QUE CONQUISTA!!!!!!!!!!!!

  4. De fato, Vitória da Conquista ainda não possui demanda para um VLT, mas já está na hora de se pensar sim na implantação de um BRT a médio prazo. A nova avenida Perimetral já poderia ser construída pensando nisso e seria também uma boa opção para se iniciar a implantação do BRT de Conquista, partindo da UESB pela Olívia Flores, tomando a Perimetral e terminando nas imediações da avenida Brumado. O sistema atual de transporte ainda que com algumas melhorias recentes continua aquém da demanda e do que Conquista merece, principalmente pelos serviços da empresa de cor amarela (falo isso como usuário do sistema) que não está em pé de igualdade com o serviço da outra empresa.

  5. Para o pt que quebrou o BRASIL,BRASILIA,BAHIA,RGS e que trabalha arduamente em prol do desenvolvimento de VITÓRIA DA CONQUISTA,realmente,aqui VLT é inviável,só pode ser Viável em :Petrolina,Sobral,Juazeiro do Norte e Crato etc.O cansaço que se apoderou do Sr Prefeito nas obras do Restaurante Popular,do Centro de Cultura,das UPAS,nas Avenidas marginais,no Trânsito (inclusive Zona Azul)na LIMPEZA URBANA(Cidade suja,imunda)em processo de osmose esta tomando conta do secretariado,o secretario em questão esta com GLIOSE,gordura nas artérias do cérebro,o que o impede de raciocinar…….

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