Mentira: Conselho Tutelar pede prisão de pai que ensinou profissão de pedreiro ao filho

Em meio a debates sobre leis trabalhistas,  trabalho infantil e criminalidade,  qualquer coisa pode ser argumento para que os lados defendam os seus argumentos.  O grande problema é que muitas vezes notícias falsas são utilizadas para isso.  É o caso que temos hoje.

Uma informação publicada por uma dezena de blogs agitou a internet no dia 24 de março de 2017.  Ela aponta que o Conselho Tutelar pediu a prisão de um homem que gravou um vídeo ensinando o filho a ser pedreiro.

O texto começa com a informação “provavelmente você deve ter visto um vídeo em que um pai ensina a profissão de pedreiro ao filho” (não vimos, mas tudo bem)  e depois fala que o diretor do Conselho Tutelar pediu a prisão dele. Leia trechos do texto que circula online.

Conselho Tutelar pede a prisão de pai que gravou o vídeo ensinando a profissão de pedreiro ou filho. Provavelmente você deve ter visto um vídeo que circula na internet nos últimos dias de um pai ensinando seu filho a sua profissão de pedreiro. Um vídeo postado no Facebook mostra um pai que trabalha como pedreiro ensinando a profissão ao filho. O garoto parece estar se divertindo com a situação e faz tudo exatamente rápido.  O garoto seria filho do seguidor da página que divulgou o conteúdo. Ele foi identificado como Francisco Fonseca.  O pedreiro explica que desde novo  o menino sempre gostou de trabalhar,  mas isso tem gerado uma divisão online.  Para algumas pessoas,   menor trabalhando é um absurdo e a cena é um flagrante do que o homem chamam de exploração infantil.

Já para outros,  o pai está dando um bom exemplo, ensinando a criança a importância do trabalho.  Pois é,  o diretor do Conselho Tutelar expediu junto à Vara da Infância e Juventude um mandato de prisão para o pai do garoto,  acusando- o de explorar trabalho infantil do filho.

Antes de acabar, a notícia ainda fala que um internauta deu uma opinião detonando a decisão do juiz,  atiça o   leitor   a falar sobre o assunto e, claro,  mostra o tal vídeo.  Assiste aí.

Mas, será mesmo que a história é  real?  A resposta é não.  Vamos aos fatos.  A primeira lida no texto já nos deixa desconfiado que a história é falsa.  Ele é cheio de informações vagas e que levantam perguntas.  Afinal,  qual é o nome do Conselho Tutelar? O caso aconteceu em que cidade?  Quem foi o internauta que deu opinião a respeito?

Temos outras perguntas, mas essas descritas acima são só para você ter uma noção de como a informação está longe de ser confiável.  Junte isso ao fato  de nenhum meio de comunicação confiável ter dado a história.

Um caso insólito como esse sairia no mínimo em um jornal local, mas pelo que vimos só saiu em páginas que já estão recheadas de outros boatos.  Além disso, a imagem que seria do Francisco Fonseca (pai que botou o filho a trabalhar de pedreiro) é de um homem preso em 2016 em Belo Horizonte após colocar o filho à venda na internet. Por sinal,  só de olhar a foto se percebe que ele não tem nada a ver com o homem que aparece na filmagem.

 

Só para terminar,  o texto fala que o diretor do Conselho Tutelar expediu junto à Vara da Infância e Juventude um mandato  de prisão. A informação é totalmente absurda.  Primeiro porque não se escreve mandato de prisão e sim mandado.  Segundo, porque o diretor do Conselho Tutelar não pode expedir.

Resumindo:  A história é  mais falsa do que nota de três reais. (boatos)



Brasil, Destaques

Comentário(s)