Opinião: Homicídios em Vitória da Conquista – quem está matando?

novo horizonte

Por Alexsandro de Oliveira e Silva, mestrando em segurança pública, diretor do Presídio Nilton Gonçalves

Câmara-Alex

Foram registradas 105 (cento e cinco) homicídios no primeiro semestre deste ano, são números alarmantes, já estamos falando em 30 homicídios por 100 mil habitantes, a previsão é de dobrar esse número até o final do ano, portanto 60 homicídios por 100 mil habitantes, mais uma vez Vitória da Conquista estaria entre as cidades mais violentas do mundo.

Alguns estudos que fiz durante o mestrado de segurança pública, me levaram a respostas sobre algumas causas desse fenômeno criminológico, o que me levou a concluir que a justiça criminal influencia diretamente no aumento dos indicies de homicídio, isso ocorre principalmente após a prisão ou morte de algum traficante em confronto com a polícia.

O professor Luiz Claudio Lourenço, em seu artigo: O sistema prisional e a dinâmica de homicídios na Bahia (2004-2011): notas para discussão. Diz que: “[…] a prisão de traficantes fomenta a disputa por pontos de venda de drogas que perdem suas lideranças. Esta disputa na maioria das vezes se dá pela ascensão violenta de novos grupos que matam seus adversários. Assim a cada nova prisão de um traficante importante abre-se a possibilidade de uma disputa irrigada de sangue e de homicídios.”

Para comprovar a relevância da pesquisa do professor Lourenço, vomos rememorar alguns fatos importantes  nos últimos dois. Primeiro foi a morte de Bruno “Pezão”, que foi um marco para o aumento considerável de mortes em nossa cidade, a disputa pelo controle do espaço deixado pelo traficante até hoje é acirrada e o resultado é sempre com mais homicídios.

Outro fato importante é a criação de uma “facção” chamada de BDN, inicialmente controlada por presos do Presídio Nilton Gonçalves, mas que tomou uma dimensão além dos muros, ouve uma divisão desse grupo e hoje uma guerra declarada na luta pelo poder, espaço e controle do tráfico de drogas levam várias pessoas a morte, na maioria ligadas ao crime.

A conclusão que chegamos é que os motivos expostos acima levam ao aumento de homicídios, o problema é que os meios sociais de controle, ou seja, os órgãos de segurança pública não conseguirão diminuir os indicies, uma alternativa viável seria após cada prisão ou morte de traficante a policia fazer ocupação da área implantando Bases Comunitárias evitando aproximação de outros traficantes. Ainda assim correríamos o risco de emigração desses criminosos, eles deixariam as suas regiões e mudariam para cidades vizinhas.



Artigos, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)