Tome Nota: Segunda edição do Dia De Feira, dia da mulher e outras novidades conquistenses!

´

Por Mariana Kaoos

Alô alô amantes da cultura e do desbunde em geral. Tudo bem com vocês? Já pararam para apreciar um pouco desse lindo dia blue? Ainda não conseguiram? Aposto que o nome disso é preguiça. Vocês ficaram até tarde da noite vendo a premiação do Oscar, não foi?  Vibraram com a vitória de Leo?  Bom, assim como a Glória Pires, eu não assisti, logo, também não sou capaz de opinar. Dormi cedo, acordei de manhazinha e fui levar a vovó para fazer exame de sangue. Na sequência dormi novamente, despertei para a vida e agora estou aqui, com a cabeça fervilhando de ideias e desejos de que março chegue logo.

Oh, e o que falar de março, um mês que eu mal conheço, mas já considero pacas? Bom, em março, as suas águas irão fechar o verão, dando início à temporada introspectiva e melancólica do outono. Em março haverá a Exposição Agropecuária em Vitória da Conquista e, junto com ela, um parquinho delícia de diversões. Em março, a rotina, os programas, as opções de entretenimento continuarão as mesmas, como em todos os marços dos anos anteriores. Ou não.

Ao que tudo indica, o mês de março de 2016 será inigualável, delicia cremosa, manjar dos deuses, sorvete de flocos com calda de kiwi, bom-bocado, doce de coco e tudo o mais que possa servir de adjetivo que remeta a coisas gostosas. É sim, malandragem, no mês de março teremos uma profusão de produtos culturais para desfrutarmos aqui na nossa cidade. É o Grito Rock, peça teatral, Conversas Infinitas, Grito Grunge, Summer Beer Festival, show autoral do Hotel Mambembe no Carlos Jehovah, Skins Neon, Saint Patrick’s Day na Cervejaria Mata Branca, Mulher no Samba no Vinew Espetos, dentre várias outras coisas. Essa semana já vai rolar o start, vem cá com a gente conferir:

Pé dentro, pé fora, quem tiver pé pequeno vai embora:

972206ff-0977-4716-9a33-e23814b14ffd

Era uma vez uma Pepeca em chamas que resolveu curtir o carnaval. Como tinha pepecado o ano inteiro, ela estava rica e decidira transitar daqui para ali, de lá para cá. Correu atrás de trio elétrico em Salvador, foi no embalo do maracatu nas ruas de Recife, soltou beijos para Maria Bethânia no desfile da Mangueira, no Rio de Janeiro. Em todos os lugares que foi, a Pepeca se esbaldou. O clima estava tranquilo, favorável, e aí já viu, não é mesmo? Ela conheceu outras pepecas, se apaixonou, sem embriagou de álcool e poesia. Na quarta feira de cinzas, enquanto o país inteiro repousava ressaquiado em berço esplendido, a Pepeca queria mais. Estava frenética!  Batia palminhas e pulava, pulava, pulava. Que Pepeca foliã. Enquanto para muitos os deveres e as obrigações batiam à porta, para a Pepeca seu único e maior desejo continuava sendo o de namorar, beijar na boca, quicar, travar, rebolar, abrir, fechar e na ponta ficar.

Papo vai, papo vem, contagiando a todos ao seu redor com sua pepecante energia febril, ela finalmente conheceu umas meninas muito bacanas, muito legais, que faziam uma festa no interior da Bahia chamada Xcania. Ah, sorrateira que só ela, a Pepeca colou junto na dessas meninas, subiu no caminhão e mandou anunciar: Vai ter ressaca de carnaval em Vitória da Conquista sim!

É a terceira edição da festa Xcania, nesse sábado, cinco de março. Dessa vez, o fuzuê será no Clube da Assefaz, a partir das 20 horas. Os ingressos podem ser garantidos com a equipe de produção no valor de 15 reais até quarta-feira (02). A partir de quinta, o custo da entrada sobe para vinte reais.

É domingo no meu coração. Domingou, meu amor:

Bingo Cards and Chips
Bingo Cards and Chips

Já sabemos que no dia cinco a Xcania vai bombar, isso é fato. E, como a marcha não para, no domingo, dia seis, tem mais programinha legal aqui na cidade: um bingo popular na casa dos movimentos sociais mais querida das redondezas, a Casa Dois de Julho. A programação tem como proposito arrecadar dinheiro para ajudar nos custos da manutenção do espaço, mas não só. O intuito é também promover a interação e a alegria para quem for conferir de perto esse bingo delícia.

A cartela ficará num valor de cinco reais. Os prêmios, os mais variados possíveis: liquidificador, sanduicheira e por aí vai. A farra, que está marcada para começar às dez horas da manhã, contará com mais outros atrativos como venda de feijoada (a sete reais), cerveja, além de um som ao vivo que promete animar o dia com muito samba e música popular brasileira no geral. Para quem ainda não sabe onde fica a Casa Dois de Julho, segue aqui o endereço: Avenida São Geraldo, 937, Alton Maron. Eu vou, você vai? Então nós vamos.

A feira dentro da feira:

0041e368-b90a-46c4-b051-801b584ac3f0

Torno a repetir, meu amor: ai ai ai. Se no mês de janeiro minha maior alegria foi a vinda de uma proposta aqui para a cidade, intitulada Dia De Feira, a novidade é que agora em março terá repeteco. O formato será o mesmo, stands voltados para a gastronomia e para o artesanato, além de muita música, alegria e diversão.

Ao que tudo indica, para os produtores Juliana Guedes e Cadu Góes, promessa feita é promessa cumprida: O Dia de Feira dessa vez acontecerá no Bairro Brasil, próximo a feirinha popular que fica por lá. Isso é maravilhoso porque inserção cultural tem que ser feita exatamente dessa maneira, com o propósito de abarcar e ocupar todos os espaços possíveis da cidade. Alguns expositores como a marca de cerveja artesanal, Brutos Beer, e o Café Society estarão presentes mais uma vez. Outros incríveis nomes, também estarão inclusos para somar no catálogo de diversidade e de opções. Um desses nomes é o de Matheus Valverde, chefe renomado em Salvador e que comanda um restaurante delícia por lá, próximo ao Porto da Barra, conhecido como Pereira.

0fdf33a0-6ddb-4c98-ae76-e0afbd90623f

A parte musical também não fica por menos. Os djs residentes, Rafha e Paulinha Chernobyl, já estão estudando um set list que possa abarcar o melhor da música brasileira. Nessa edição, quem também chega junto é o dj Patrick Matos e, tchan tchan tchan tchan: ainda é segredinho, mas já estão rolando burburinhos que no Dia de Feira haverá banda de samba SIM! Olha que maravilha do mundo todo? O nome do grupo a se apresentar ainda não foi revelado, mas já podem ir se preparando, porque, na certa, será algo de muito bom gosto.

No sábado, cinco de março, o Dia de Feira funcionará das 11h às 19h. Já no domingo, começará mais cedo, a partir das 9h. Certamente que Dia de Feira é uma proposta que não dá para ficar de fora. Vamos todos, não é mesmo?

O lado quente do ser:

dbf2e6ff-d60d-4218-9249-0c28a845fe6b

Oito de março é dia de luta ou não é? É sim senhora. Tido como o dia internacional da mulher, é um momento de reflexão e consciência, de ir às ruas reivindicar pelos seus direitos e por um projeto popular de sociedade que possa transformar e melhorar a vida das mulheres. Porque veja bem, meu bem: flores, bombons, serenatas, ursinhos de pelúcias, tudo isso são ilusões/mimos muito fofinhos de se receber, mas, melhor que todos eles juntos, é conquistarmos o direito pelos nossos corpos, a nossa autonomia. Melhor que todos eles juntos, é passarmos a sermos respeitadas nos diversos nichos sociais e avançarmos em políticas públicas que viabilizem uma existência mais digna e empoderada para nós, mulheres.

Senso assim e assim sendo, eu, Mariana Kaoos, jornalista, feminista e, acima de tudo mulher, venho, junto com outras tantas maravilhosas mulheres, te convidar, mulher, para participar das atividades do dia oito de março conosco. Elas foram pensadas em comunhão pelo núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Vitória da Conquista, Maria Rogaciana, bem como com os companheiros do MST, STR, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Cedasb, dentre outras forças políticas. Durante o dia, as atividades serão mais ou menos assim:

– No turno da manhã haverá uma mesa aberta no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, a partir das 8:30h, sobre pautas diretamente ligadas à vida das mulheres. As palestrantes serão abordar temas como agroecologia, saúde e mulher, pauta LGBT e violência contra a mulher.

– Já pela tarde, haverá um ato público percorrendo o centro da cidade, a partir das 14:30h. Uma carta será entregue às autoridades públicas de Vitória da Conquista, reivindicando uma série de pautas referentes aos direitos da mulher. O percurso será do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, até a Câmara de Vereadores

É bem clichê do clichê, mas existe uma musica de Raul Seixas em que ele faz a seguinte afirmação: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Nesse instante, me apodero dessa frase de Raul para justificar o porquê da necessidade de pautarmos as nossas demandas na sociedade e ocuparmos os espaços de debate, as ruas e o que mais vier. Dia oito de março seremos mulheres em marcha, seguindo, até que todas sejamos livres? Espero que sim. Nos encontramos lá.



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)