Desconstruindo o Oscar


cidade verde

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

unnamed

Para tentar responder a primeira questão, vou recorrer ao método do  teórico do cinema André Bazin, o qual consistia em perguntar o longa metragem o que ele queria ser. ´´O bom pode simplesmente ser resumido como chegar perto daquilo  a que o filme propôs , de preferência com algum espírito de invenção e não apenas por meio da repetição de formulas e formatos´´.  Usei as palavras de André Bazin , para chegar a receita de um bom filme, existe mesmo formula ou técnica, para se fazer um bom filme? Inspirado na tese de Bazin  ,chego a seguinte conclusão, mesmo que seja uma conclusão obvia : Uma boa história é a figura central   de um bom filme , é aquela história que se comunica com o espectador  a ponto de conquista-lo . E conquistas, meus amigos, não oferecem explicações racionais, vale tudo para atingir o desejo conquistado.

Contar histórias fazem parte da natureza humana, sejam elas reais ou ficcionais. No cinema essa natureza é ampliada com a força da imagem em movimento, e mesmo com  o passar dos anos , o valor dela permanece inalterado para a construção de uma narrativa envolvente. Se a narrativa  é uma das bases  para originar um bom filme o que dizer dos personagens  que fazem que o publico se identifique ou não? Forrest Gump, Don Corleone, James Bond,Stanley Kowalski,Blanche Dubois,Scarlet O´ Hara, Jack Dawson, Hanibal Lecter……a lista é grande e não para por aqui. Personagens com desejos claros e fortes  e que sigam esses desejos é a força para um bom roteiro de um filme. Fiz essa introdução para finalmente  chegar ao que realmente nos interessa neste momento: os 9 indicados a melhor filme ao Oscar 2014, para eles figurarem essa lista, pode ter certeza todos sem excessâo possui todas as características citadas anteriormente resultando a formula de um bom filme.

Nas ultimas semanas,  cometei aqui os indicados a melhor filme com a exceção de Capitão Philips, já que não comentei com a resenha semanal vamos começar por ele: Capitão Philips do diretor Paul Greengrass  possui uma trama que pode ser resumida em uma frase ´´  capitão de navio americano é sequestrado por piratas somalis´´, dos 9 indicados é o mais fraco, preferia que academia tivesse colocado nessa listas os ótimos Blue Jasmine, que com certeza dará o Oscar de melhor atriz a Cate Blanchet em uma interpretação maravilhosa, e Álbum de Familia , excelente drama baseado em uma peça teatral estrelado por Meryl Streep e Julia  Roberts.

Trapaça de David O. Russel  bebe da fonte de Martin Scorcese para contar a história baseada em fatos reais de dois vigaristas ,obrigados a colaborar com um agente do FBI nos anos 80. é um filme com um elenco esplendido, mas possui uma montagem confusa, deixando a narrativa cansativa, não merece ser coroado com o ´´carequinha´´ de melhor filme.

Já que citei Martin  Scorcese  então vamos a ele: em O Lobo de Wall Street , leva o espectador a um mergulho de loucuras, extravagâncias desmedidas de seu protagonista, a melhor atuação da carreira de Leonardo Di Caprio até aqui , ficaria muito feliz se ele levar pra casa o Oscar de melhor ato, r não desmerecendo Matthew McConaughey  com seu favoritismo , mas Di Caprio merece.

Matthew McConaughey   vive um texano que  é portador do virus HIV em Clube de Compras Dallas ,filme que assim como Trapaça se destaca a interpretação de seus atores e não a trama como um todo. ELA , do diretor Spike Jonze , se passa em um futuro imaginário com uma trama totalmente original, favorito a roteiro original. Philomena, é um lindo filme com uma trama que emociona qualquer tipo de espectador .

Nebraska de Alexandre Payne, também tem uma trama simples , mas nos toca la no filme mostrando uma singela e bonita relação entre pai e filho , comenta a realidade de hoje  ao mostrar um mundo obsoleto  em que os valores ainda existem.

Gravidade é uma das maiores produções cinematográfica dos últimos anos , uma revolução de tecnologia um filme que deveria ser visto de forma obrigatória para quem ama cinema  , levará a maioria dos prêmios técnicos, mas adoraria se levasse melhor filme.

E 12 anos de Escravidão? o grande favorito  possui um estilo direto para contar a historia de um homem que foi enganado e vendido como escravo , o filme de Steve Mcqueen é uma obra importante, bonito de ser ver mas a ousadia e estética de Gravidade  e o Lobo de Wall Street merecem também entrar para historia de Hollywood.



Artigos, Brasil, Educação, Internacional, Vitória da Conquista

Comentário(s)