Senhoras e senhores, a data é especial!

Por Carla Andrade/Cerimonialista

Carla-AndradeCelebramos hoje em todo o Brasil a criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público – CNCP, que integra todos os profissionais da área, que são Cerimonialistas de órgãos públicos, entidades e empresas públicas e privadas no país. E com a criação do CNCP no dia 29 de outubro de 1993, após um encontro dos profissionais em São Luís, a data passou a ser dedicada a todos os profissionais que desempenham a função de Cerimonialista com muito afinco e dedicação. A lei foi sancionada pelo saudoso ex-vice-presidente da República, José de Alencar, em 16 de novembro de 2009.

Ficar atento aos detalhes de uma cerimônia, em sua totalidade, é um ofício exercido com maestria por profissionais que tem dom, mas não podemos nos ater somente ao romantismo, é inegável que a capacitação técnica precisa ser algo contínuo e solidificado nas bases dos órgãos que regulamentam a profissão, como é pertinente a profissionais de todos os segmentos. Mas o Cerimonial é algo mágico. Ele nos envolve, nos emociona, vibramos com a realização de um casamento, uma formatura e vibramos em segredo quando a cerimônia se finda com toda perfeição. Na realidade começamos a vibrar quando os convites ficam prontos, quando recebemos a confirmação das presenças, quando vemos os releases do evento publicado… Vibramos!

O cerimonial vai sempre ser pompa, tolerância, cortesia, diplomacia, hospitalidade e outros adjetivos mais que não se encerram com o fim da cerimônia, mas que perduram pelo cenário de quem tem o Cerimonialista como profissional imprescindível na realização de um evento.Sejamos Cerimonialistas ou Mestres de Cerimônia, o nosso desejo é sempre o mesmo: um sorriso ou um olhar que denota a satisfação do cliente em ter nos escolhido para fazer parte da sua história.



Artigos, Vitória da Conquista

Comentário(s)