Cena inusitada dentro da UPA

Uma adolescente de 16 anos chocou tanto a equipe médica quanto a si mesma ao procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas, em Salvador, por dores abdominais e descobrir estar em um estágio avançado de gravidez. O caso, que foi nomeado pela assessoria de comunicação da UPA como “parto surpresa”, culminou com o nascimento de um menino nesta segunda-feira (11).

Segundo relatos da equipe médica, a jovem chegou à UPA queixando-se de constipação e dor intensa do lado esquerdo, sintomas que persistiam há dois dias. Ao ser examinada, foi revelado que ela estava em trabalho de parto, surpreendendo tanto ela quanto os profissionais de saúde presentes.

O caso levanta questões sobre a importância da educação sexual e do acesso a serviços de saúde reprodutiva para adolescentes, bem como sobre a necessidade de um acompanhamento médico regular durante a gestação para evitar surpresas desse tipo. A equipe médica da UPA de Brotas trabalhou rapidamente para garantir que tanto a adolescente quanto o recém-nascido recebessem os cuidados necessários.

A identidade da adolescente e outras informações pessoais não foram divulgadas, respeitando sua privacidade e direitos legais. O caso serve como um alerta para a importância da conscientização e do suporte adequado para jovens em questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva.



Bahia, Destaques, Saúde

Comentário(s)