Fabrício Falcão elogia Estado e Prefeitura de Salvador pela realização do Carnaval


Em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Fabrício Falcão destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador, no carnaval 2024, parabenizando-os pela realização dessa grande festa.

Fabrício também ressaltou a atuação, durante a festa, das secretárias estaduais de Segurança Pública, Saúde, Turismo e Cultura, além da Secretária Municipal de Saúde de Salvador, do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia e de veículos de imprensa baianos.

No documento legislativo, Fabrício afirmou “A Bahia realizou, nos últimos dias, a maior festa popular de rua do Brasil. O impacto econômico da festa é enorme. As atividades ligadas ao turismo representam aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto (PIB), e a festa de momo contribui consideravelmente para um forte incremento deste setor, anualmente”

Sobre o trabalho realizado pelos baianos no planejamento da festa, o deputado também mencionou a integração entre os setores. “A cadeia produtiva do Carnaval é complexa e envolve diferentes setores da economia. Até que o primeiro bloco desponte na avenida, o Carnaval já influenciou diversas atividades, tais como os setores de comidas e bebidas, vestuário, turismo, mercado fonográfico, entre tantos outros”, explicou.

O deputado acrescentou também que o turista que busca festejar o Carnaval em ritmo de nostalgia, ao som de marchinhas, em cenário distante das grandes cidades verticais, tem em algumas regiões do interior da Bahia a alternativa para os cinco dias de festas, o que acaba se configurando num impulso para a economia local.

Quanto à capital, Fabrício Falcão disse que os números da festa são expressivos. “Para se ter ideia, o Carnaval 2024 teve marca histórica, com três milhões de turistas e R$ 6,6 bi de receita, segundo informações da Secretária de Turismo do Estado da Bahia”, contou o legislador.

A rede hoteleira, segundo Fabrício Falcão, teve ocupação entre 95% e 100%, enquanto o aeroporto da capital baiana recebeu 26% a mais de voos, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ele disse também que os principais polos emissores nacionais foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Buenos Aires (Argentina) liderou a emissão internacional, que incluiu a operação do voo fretado de Varsóvia (Polônia). No porto de Salvador, atracaram três navios de cruzeiro, que trouxeram 18 mil foliões.

“Turistas brasileiros e estrangeiros contaram com receptivo especial e atendimento da Setur-BA, em Salvador (porto, rodoviária, aeroporto, circuitos da folia e 11 hotéis), com uma equipe de guias de turismo, agentes de informação e intérpretes, além de rede Wi-Fi gratuita no Pelourinho”, ressaltou Fabrício Falcão.

O deputado concluiu a moção afirmando que a potencialização econômica e turística mostra que “o Carnaval da Bahia, a cada ano, se consolida como a maior festa de rua popular do mundo”.

Fonte: Ascom ALBA



Bahia, Cultura, Destaques, Política

Comentário(s)